sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cães cremados com honras militares



O que me levou a escrever este artigo foi uma notícia veiculada no Correio do Povo no último fim de semana sobre a morte de dois cães policiais, que morreram em operação em Ribeiro das Neves, Minas Gerais. Da raça pastor alemão, Lyon e Dox receberam honras militares por terem morrido em serviço.

Eles foram alvejados durante perseguição na BR 040 a assaltantes. Os cães morreram no lugar dos policiais, aliás,eles são treinados para preservar a vida do policial e do bandido. São adestrados para atingir pontos não vitais, apenas imobilizar suspeitos até que um policial possa efetuar a prisão.

As fotos que ilustram a matéria mostra um militar emocionado, chorando, ao lado dos cães mortos, antes da sua cremação. A emoção do policial militar é reveladora de situações em que dá vontade de verter uma lágrima, porque o cão é de uma fidelidade canina, de uma afeição extraordinária, assim como são pujantes algumas histórias de amizade do cão com o homem.

Ulisses, o herói grego, foi para a guerra de Tróia e ficou fora de casa por 20 anos. Ao voltar já velho, a mulher Penélope, nem o percebeu. O fiel cão Argos, velho e abandonado, cheio de carrapatos, em cima de um monte de estrume de mulas e bois, bateu o olho no estranho e reconheceu o seu dono. Levantou, tentou andar, não conseguindo de tão velho, então, abaixou as orelhas e balançou o rabo. Ulisses não conteve a emoção e chorou.

Nem as bruxas, nem os ciclopes gigantes, nem Poseidon arrancaram lágrimas do herói. Argos, sim. Maurice Maeterlinck, o grande poeta e ensaísta belga de língua francesa e principal expoente do teatro simCãesbolista, tinha uma teoria sobre o cão. Para ele o cão reconhece no homem uma espécie de “deus incontestável, tangível, irrecusável e definitivo”. Ele não precisa, como o homem, buscar nas trevas uma força perfeita, superior e infinita. Para ele, basta o homem. O cão perdoa sempre. Ele tem uma extraordinária capacidade de perdoar. Os algozes dos animais sabem que depois de um ato agressivo, o cão responde com uma lambida, com o balançar da cauda. Ele é fiel ao homem mais do que o próprio homem. Sua amizade é eterna.

Lembram do cão Hachiko, do filme Sempre Ao Seu Lado, que, após a morte do seu dono, continuou por 10 anos a cumprir o ritual de esperá-lo em vão numa estação de trem, no Japão, numa tocante vigília? O filósofo e escritor francês Albert Camus, falecido em 1960, em seu livro A Queda traz uma passagem em que o personagem Clemence diz que gosta dos cães “porque eles perdoam sempre”. Só os cães. Já os homens... O jornalista Mussa J.Assis escreveu com muita propriedade que “o cão reconhece humanidade naqueles que nem os homens reconhecem mais, como o bêbado e o mendigo.

Os cães nunca os abandonam”. Os franceses são especialistas em contar coisas sobre os cães. O grande poeta Baudelaire tinha um encanto especial pelos vira-latas. Dizia ele: “eu canto o cão enlameado o pobre cão, o cão sem casa, o mais vagabundo, o cão saltimbanco”. Para o extraordinário poeta francês, o charme canino estava naqueles cães calamitosos “que erram solitários, nas ravinas sinuosas das imensas cidades, ou os que disseram ao homem abandonado, com olhos faiscantes e espirituais: leve-me com você e de nossas duas misérias faremos uma espécie de felicidade”. E nós como estamos tratando nossos cães? Temos sim, responsabilidade para com eles. É muito simples descartá-los quando não os queremos mais. É um verdadeiro crime. Em minha casa tenho seis cães. Cinco foram encontrados abandonados (Mensalão, Lobo, Preta, Pipoca e Mel). Tenho mais uma cachorrinha internada no hospital veterinário da UPF, vítima de atropelamento e, também, abandonada.

Na casa de minha mãe mas dois que foram acolhidos (Tiririca, junto ao Capa e Pepê, encontrado vagando na Praça Tamandaré). Em cada praça, em cada esquina nos deparamos com cães errantes, doentes e sem nenhuma alimentação. O Capa, que de forma abnegada e com dificuldades imensas acolhe cães e gatos, está no limite de sua capacidade. Precisa urgentemente de apoio da comunidade e do poder público. É importante lembrar que o princípio da igualdade exige que o sofrimento seja levado em conta em termos de igualdade com o sofrimento semelhante – até onde possamos fazer comparações aproximadas – de qualquer outro ser.

Não há nada como ao chegar em casa e o nosso “cachorro nos sorrir latindo”, como canta Roberto Carlos, naquela linda canção


por José Ernani de Almeida.

Linda homenagem não, comente este texto, participe!!!

7 comentários:

  1. Eu imagino o que o policial esta passando é muito dificil perder um ser tão querido.Com certeza verdadeiros heróis...Não tem o que falar
    EU LEVO UMA VIDA DE CACHORRO
    Não me drogo
    Não odeio
    Não contamino
    Não invejo
    Não cobiço
    Não traio e sobretudo, não dependo
    de bens materias para SER FELIZ!
    Apesar de sermos seres inteligentes,falta muito ou nunca chegaremos a ser igual a um cachorro, espero que eles nunca se pareçam com a gente...

    ResponderExcluir
  2. Já tinha escrito um texto bem extenso, quando meu PC decidiu não colaborar comigo.

    Agora vou ser mais sucinta:

    Não consegui ler seu artigo. Bem que tentei !

    Meu velho amigo dos últimos 13 anos findou sua vida no dia 25 de Maio. Precisamente no mesmo dia em que completava 13 anos de alegre companhia.

    Estava já muito velho para a sua raça - Cão de Terra Nova.

    Havia já semanas que em família tentávamos decidir sua partida. Ele estava em sofrimento.

    Não conseguíamos mandar abater nosso amigo ...

    A natureza decidiu por nós.

    Já cá não está.

    Todos sentimos muita saudade do velho ÓSCAR !

    VIVA O ÓSCAR !

    ResponderExcluir
  3. Trabalhei anos, cuidando de cachorros. Vi crianças, mulheres, homens adultos e tal, chorarem quando seu amigo canino, não respondia a medicação. Nada mais humano que chorar por um amigo, um leal e real, amigo.

    Muito boa a sua matéria!!!

    ResponderExcluir
  4. Cara vc fez um belo post, realmente o cão é um amigo que precisa ser preservado, aqui em casa temos duas cadelas e três gatos todos abandonados, uma cadela tem sequela pois quebrou a aperna e cicatrizou mal e aoutra sem quela de cinomose pois o dono de uma chacara que a tinha a jogou na rua depois que viu que ela esta doente, umas das gatas alguem amarrou um barbante no rabo dela, quando ela apareceu aqui em casa ela esta com um odor fetido e a calda estáva seca, fiz a castração e a cirurgia no rabo pela propria prefeitura, agora ela está bem gordinha porém tem uma infecção que eu não sei de onde vem, contudo tem uma feridas nas costas e pernas que não saram e espirra muito, cada espirro seu de tão fetido o odor para de um comodo ao aoutro, infelismente não tenho dinheiro no momento para leva-la ao um veterinario, espero que tudo dando certo eu consiga leva-la no proximo mês, realmente um ótimo post o seu.

    ResponderExcluir
  5. AMO DEMAIS eu disse amo de mais MEUS VIRA LATAS O LOBO A CHICA E A ZEBA VIVA ELES AH! TEM MEU GATO MEU PERIQUITO E MEU AQUÁRIO, MAS MEUS VIRA LATAS SÃO DEMAIS ACHO QUE JÁ FALEI DELES NÃO BEM NÃO CUSTA LEMBRAR O LOBO A CHICA E A ZEBA

    ResponderExcluir
  6. EM TEMPO NÃO ESTOU COM ALZHEIMER SÓ FIZ ISSO EM HOMENAGENS AOS QUE JÁ FORAM E AOS MEUS

    ResponderExcluir
  7. Os Cães sao sempre os melhores amigos do homem!

    www.tropaelite.pt.vu

    ResponderExcluir