sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pais usam pequenas mentiras para controlar os filhos.



Pais dizem que a honestidade é um valor importante a ser cultivado, mas normalmente mentem para seus filhos como forma de influenciar seus comportamentos e emoções, aponta uma pesquisa em conjunto da Universidade de Toronto e da Universidade da Califórnia.

Gail Heyman e Kang Lee, dois dos autores, buscaram dados coletados em outros estudos, pois nenhum pai se apresentou para participar da pesquisa por motivos óbvios. O resultado foi publicado no Journal of Moral Education.

Em uma série de dados analisados, diversos pais disseram que mentiam para seus filhos sobre como coisas ruins aconteceriam se eles não fossem para a cama no horário certo ou se não comessem determinados alimentos.

Em outra análise de dados, os pesquisadores pediam que estudantes do ensino médio contassem suas memórias sobre mentiras que ouviram dos seus pais durante a infância (e que agora eles sabiam ser irreais). Os resultados foram similares: pais mentem para as crianças mesmo quando dizem que mentir é inaceitável.

“É comum pais tentarem uma série de estratégias para ganhar a confiança dos filhos ou conseguir voz de comando, e isso inclui o uso da mentira. Quando os pais enxergam apenas as necessidades diárias, entender as consequências negativas dessas atitudes em longo prazo pode parecer difícil.

A construção, nas crianças, a respeito da ideia de honestidade é o que pode estar em jogo”, diz Heyman.

Informações da University of Toronto

Comente aqui ou no dihitt

2 comentários:

  1. E o pior é que as crianças aprendem muito mais pelos exemplos que observam do que pelas palavras que ouvem.
    Ou seja, acabamos sempre repetindo o exemplo de nossos pais, sem lembrar daquilo que eles falaram.
    Smacks no coração.

    ResponderExcluir
  2. Sou totalmente contra a mentira por menor que seja,pois ao mentir estamos concordando com mentiras vindo dos filhos.se você pode por que eu não posso?

    ResponderExcluir