quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Tempo



Quando falamos do tempo, falamos das nossas vidas, do nosso passado, presente e futuro. Por quê? Porque é uma constante, é o único que nos pertence quando nascemos e a cada fim de dia temos que devolver o que não usamos.

Podem imaginar desperdiçar algo assim?
É como se ao nascer nos dissessem poderão gastar $ 144.000,00 todos os dias, enquanto vivam. Quando acordem amanhã terão $ 144.000,00 para gastar, a única condição é que devem gastar $100,00 por minuto.

Não podem guardar nada para o próximo, não são valores acumulativos.
À medida que crescemos podemos ir aprendendo a usar bem esse dinheiro ou ficar nos lamentando por não tê-lo gasto corretamente.

O primeiro que aprendemos é que devemos investir em coisas que realmente produzam dividendos. Vejo aos estudantes perdendo tempo quando deveriam estudar, aos adolescentes olhando o que os outros fazem, em lugar de olhar para dentro deles mesmo, aos adultos esbanjando o que acham que é eterno e aos velhos se lamentando por não ter usado o tempo melhor quando o tinham.


Se olharmos um pouco para trás, por exemplo, ontem à noite, podemos ver que tivemos $ 144.000,00 para gastar, e daí que fizemos? Aproveitamos ou esbanjamos? Se hoje fosse sexta-feira e calculássemos o que aproveitamos ou jogamos fora esta semana teríamos uma grande surpresa.

Anteontem, por exemplo, gastei $ 60,00 olhando um jardim florescido, passado amanhã penso gastar, pelo menos, o mesmo, visitando o Museu de Ciências Naturais. Um amigo me disse que gastou o mesmo vendo um show de dançarinas eróticas. Outro conhecido passou o fim de semana passado fumando maconha, e segundo ele foi uma “viagem” maravilhosa.
Amanhã pela manhã, bem cedo irei a Búzios, me disseram que há umas praias maravilhosas, à noite jantarei em Cabo Frio.

Quanto investiu em amar? Em odiar? Em admirar ou sentir inveja?
Olhe para trás, não muito, mas o suficiente para ver onde investiu o seu dinheiro, depois olhe um pouco para o futuro, cedo descobrirá onde é melhor colocar os seus minutos.

Assim que descubra, faça-o e verá que o ontem ajuda ao amanhã, o anteontem ao após amanhã e quando chegue à velhice poderá dizer que bem que gastei meu dinheiro (tempo)!

Gaste-o pouco a pouco, não deixe que sobre nada, invista em amor, em paz, em bondade e terá como troco a felicidade.


Por Ricardo Irigoyen. - www.hablandocastellano.pro.br

Comente no blog ou no dihitt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário