quinta-feira, 14 de abril de 2011

O poder do espírito



Uma lenda oriental narra certa conferência ocorrida em uma das cavernas do Himalaia. Os maiores sábios da Índia se reuniram neste local com o propósito de eliminar as doenças que impediam a longevidade do homem no seu processo de iluminação espiritual. Compilaram conhecimentos sobre a cura; falaram das ervas curativas e sua aplicação de acordo com as técnicas ancestrais. Confirmaram a sabedoria oral que traziam e formaram uma única tradição, a ciência da longevidade: ayurveda.
As mais recentes buscas científicas por uma saúde melhor têm se aproximado da tradição indiana no campo da ayurveda. Ayur significa vida. Veda quer dizer conhecimento. Trata-se do mais antigo sistema de cura que se tem notícia. Datada de seis mil anos antes da Era Cristã, conforme dados arqueológicos, a ayurveda apregoa que a causa das doenças reside no acúmulo de toxinas. A saúde ou a falta dela é o resultado das ações diárias. Estas são apenas o reflexo do que sentimos, pensamos e relacionamos. Os textos ayurvédicos foram traduzidos para o grego, na época de Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental.
No século 12 a.C. era comum que estudiosos da China, do Tibete e de outros países do leste da Ásia, a mando de seus reis e governantes, fossem se instruir na famosa Universidade de Nalanda, cujas ruínas podem ser vistas hoje, a 90km a sudeste de Patna, capital do Estado de Bihar, na Índia. Aí recebiam as instruções claras dos ensinos de Buddha sobre a natureza do homem, sua vida, e o caminho de purificação e libertação das aflições mentais.
No século 17, a Índia sob a ocupação do Império Britânico, teve esta ciência totalmente desconsiderada.
Desde o nascimento até o fim do seu ciclo vital, o homem está expressando características físicas, mentais e espirituais que o definem. Do equilíbrio desses elementos surge a saúde.
A cura surge não apenas das drogas químicas que podem suster o avanço bacteriológico na invasão dos corpos, aliviar a dor pertinaz, ou das intervenções cirúrgicas em seus múltiplos aspectos dentro dos avanços das ciências médicas. Há inúmeros recursos de socorro, prevenção e sustentação da saúde e do equilíbrio humano.
A ayurveda como ciência para a cura do corpo e da mente está de acordo com a era ecológica. A visão de saúde está mudando. Hoje não buscamos apenas o tratamento para crises agudas. A busca pela saúde traz uma abordagem com foco nos estados crônicos da doença. O centro dos interesses é o indivíduo. As causas do problema podem estar no comportamento das pessoas. Por isso olha-se mais para a forma de sentir, pensar e agir. Vê-se mais como está a pessoa do que a doença que a acomete. Enfatiza-se a consciência como fator preponderante para obter saúde. Orienta-se mais o desfrutar a paz que a violência, um caminho para o equilíbrio interior. Interessa-nos não só conservar a boa disposição física, mas também prevenir doenças e promover a saúde plena. Conseguiremos? Sim, desde que recorramos ao reservatório infinito da energia inesgotável da fonte universal. Nesta lógica, o contato com a natureza pode mostrar como sustentar o poder do espírito.


Elzi Nascimento e Elzita Melo Quinta. São diretoras do Iopta Clínica de Psicologia e Terapias Corporais

Comente e participe do nosso rol de comentaristas do blog

2 comentários:

  1. Boa postagem, parabéns... Ótimo Blog.

    semprenabencao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá William!

    Que bom reencontrar nosso princípio com a natureza, pois esta, além de fora de nós se mantem viva dentro de cada ser humano, de coisa, bicho, planta, tudo que tem vida, mantem nossa natureza espiritual! Ao passo que quando destruímos nossa natureza interna, esta reflete nos mostrando a falta de cuidados e Amor para com o nosso mundo! Somos interligados com o todo, nada é separado em si! Uma excelente informação compartilhada!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir