terça-feira, 12 de abril de 2011

12 dicas para se tornar uma empresária falida


Você deseja falir? Evidentemente que não. Quem desejaria isso em sã consciência? Certamente ninguém.

As consequências seriam evidentemente desastrosas, envolvendo complicações jurídicas de toda ordem e danos ao patrimônio pessoal, sem contar com a sensação de um trator passando por cima da sua autoestima empresarial.

Para abordar o assunto escolhemos uma forma pouco usual. Vamos correr na direção oposta da solução, mostrando justamente quais são as atitudes, métodos e práticas que podem transformar o seu sonho empreendedor em um pesadelo.


Observe:
1) Ao fechar o primeiro grande contrato, inunde a sua percepção de que de agora em diante tudo vai dar certo e passe a gastar por conta, tendo a certeza de que muitos outros virão.

2) Se você está começando e antes trabalhava em uma grande empresa como executiva, de forma alguma deixe de lado as comodidades de antigamente. Jamais comece a sua pequena empresasem uma boa secretária bilíngue, nunca se estabeleça em um endereço modesto com um pequeno espaço, e invista pesado na decoração.

3) Logo no início, independentemente do porte do seu negócio ou mesmo da necessidade, trabalhe duro para adequar a sua cultura empresarial aos modismos de gestão da ocasião. Persiga-os nas publicações especializadas, investindo tempo e dinheiro nisso.

4) Não se preocupe em ter um bom contador, e não perca tempo com a questão administrativa e documental.

5) Mantenha sempre um cego e exuberante otimismo, pois ser pragmática e cuidadosa representam comportamentos retrógados e conservadores que em nada representam os novos tempos de crescimento ininterrupto e progresso sem fim. Não peca o seu tempo avaliando os riscos, e deixe de uma vez por todas os pensamentos negativos para trás.

6) Reaja com irritação, sempre que escutar um relato ou análise sobre determinado problema, que não coincida com a sua opinião.

7) Peça sugestões para os problemas e questões da empresa, mas ao escutá-las apoie apenas e exclusivamente aquelas ou aquela pessoa que expressou idéias que coincidam com as suas.

8) Fortaleça e promova única e exclusivamente, os colaboradores que lhe dirijam elogios, reconhecimento, aceitação e apoio como chefe.

9) No trato com seus colaboradores e ao transmitir instruções ou orientações, não seja prática ou direta. Adote uma comunicação oblíqua, difusa, holística e rarefeita. Abandone para sempre o hábito da objetividade.

10) Combata as atitudes e posicionamentos dotados de personalidade e senso crítico, promovendo sempre o "senso comum" e as "frases de efeito".

11) Não admita em nenhuma hipótese os erros que você mesma cometeu. Isso pode enfraquecer a sua liderança.

12) Desaprove com vigor aqueles que assumem os seus próprios erros, por mais honestos que sejam, afinal de contas o sua empresa nasceu para ser grande e por isso mesmo é um lugar para profissionais perfeitos.

A lista poderia ser mais longa e de um humor ainda mais ácido, mas se conseguir evitar as situações que descrevemos, estará dando um decisivo passo para a prosperidade e solidez do seu negócio.

Boa sorte.

Fonte: Vila Mulher


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