quinta-feira, 31 de março de 2011

A verdade em que você acredita determina seu caráter



A dinâmica na estrada da vida esta ligada ao meio em que vivemos e, deste caminho, frutos de uma relação constituída pelos laços de afeto, união natural ou casual de duas pessoas num determinado tempo, donde veremos a qualidade da fruta produzida. Ao nascer desde a idade tenra, adolescência e a adulta, a estrutura educacional, ambiente, relações sociais e forma de conduta vão determinar, com certeza, na formação de seu caráter.

Nesta linha, dentro de algumas definições encontradas, selecionei um trecho que diz: “Caráter é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante, de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade é inerente somente à uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento.

Ainda, o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que lhe determinam a conduta e a concepção moral, este, sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, pedagógicas e sociais”. Na sociedade, todo tipo de relação acontece dentro e fora do eixo, que pode ser dramático, religioso, especulativo, desafiador, covarde e inconstante.

Tais variações podem estar presentes no caráter mutante ou não de uma pessoa. Imagine, quando uma pessoa disfarça no uso do celular, aquele aparelho, que por uma configuração moderna, possui mecanismo de ligação falsa ou chamada falsa ativada e, nesta perspectiva, cria uma cena de teatro dando a impressão numa situação qualquer o interesse em resolver determinado assunto de um indivíduo.

Qual será a sua dedução por tal prática, conduta ou reputação? Cenas e cenas no dia a dia podemos deduzir, menos copiar pra não contaminar-se a este comportamento humano, às vezes, dissimulado pela ocasião da sua conveniência ou circunstância espelhado nos desvios de conduta, assentada numa reputação inerente à sua formação precária de caráter. Como o nobre Arnaldo Jabor em seus comentários gostar de citar: “As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter

A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é... A reputação é o que você tem quando a uma comunidade nova. O caráter é o que você tem quando vai embora... A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira... A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz... A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus.” Estamos acostumados a conviver, ver e ouvir histórias sobre as condutas boas ou más de caráter, as quais serão identificadas nas suas ações negativas ou positivas, de tal sorte, que os seus traços de personalidade perfilado nesta postura sem sobras de dúvidas vai mascarar ou desmascarar um fato.

A este conceito, vem o sentimento numa situação de desconforto criada pela mentira dita por uma pessoa fútil, fraca, vazia, que gera uma falta de caráter, nesta condição a sensação é de que a mentira é o instrumento incons-ciente de seu prazer. Como diz Sócrates na sua máxima “Nosso caráter é resultado de nossa conduta”.

Finalmente algumas passagens interessantes e cotidianas da vida nos mais variados setores tais como o profissional, familiar, religioso e tantas outras encontraremos as figuras do mau caráter humano, aquelas da mais valia grudadas nos sacos ou nas castanhas de um certo status poder e, que, no uso de suas artimanhas maquiavélicas, procuram garantir a sua falsa “sobrevivência” a qualquer preço, mesmo que possam elas entregar ao diabo o pai, a mãe, os filhos, as relações e, pra não dizer que falei do caráter mutante, a sua ética.

Para os navegantes do caráter, me atrevo deixar um recado inspirado na frase de Leonel Brizola, em que diz: “Venho e volto do campo e os bois são os mesmos: não mudam de caráter. Já os homens...” Lembre-se, depois de tudo isto tem a morte carnal.


Por Antonio Alencar Filho.

Comente e entre para o rol de comentaristas do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário