segunda-feira, 28 de março de 2011

Os três venenos da mente humana.



Segundo o Abdharma , psicologia baseada nos ensinamentos Budistas, existem três elementos que envenenam a mente humana.
O primeiro deles é a arrogância, a arrogância é percebida no tom da voz, na boçalidade do espírito arrogante e intragável aos ouvidos e olhos, apresentando-se como uma casca exterior alguma coisa do tipo, “eu sou”..

O arrogante acha que sabe, que entende, que já viu e vivenciou tudo na vida, menos o parar, o ouvir para entender e aprender coisas sobre a humildade.

A arrogância é a mais pura forma de insegurança ou até mesmo uma infantilidade densa, que não quer saber o que o outro pensa.

O segundo veneno da mente é o ódio. O ódio é poderoso mas, perigoso. Quando sentimos ódio somos tomado por uma poderosa força transformadora, mas veja bem é apenas uma força, pois a cegueira ocasionada pelo ódio nos transforma em rinocerontes que enxergam apenas em linha reta e que em suas investidas derrubam tudo o que estiver em sua frente sem o menor senso discriminativo. Por ódio avançamos, reagimos, mas é preciso tomar cuidado para não atropelar os demais que nada tem a ver como o assunto central. Quando se sente raiva o melhor que temos a fazer é sair do olho do furacão, sair de cena mesmo para que se possa esfriar a cabeça para enxergar melhor a situação.

O terceiro veneno da mente é. a ignorância. Às vezes temos o hábito de achar que o ignorante é aquele que não tem cultura ou estudo mas acreditem, já encontrei muitos doutores ignorantes, realmente doutorados em ignorância. O ignorante não é aquele que não sabe ler mas aquele que acha que já leu tudo e que tudo sabe e que sua opinião é a que vale. Não pergunta, não admite ser interrompido por perguntas, pois sua soberba está além das nuvens. Não admite nada que não seja do seu conhecimento, e pior, normalmente se desestabiliza frente ao novo sob o protesto de não fazer parte da sua formação por isso é excluído dos seus interesses pessoais ou intelectuais.

Estes são os três venenos da mente humana que prejudicam o contexto da grande teia pelo fato de não estarmos sós e de dependermos uns dos outros nos mais variados aspectos e necessidades.

O grandes antídotos são: a humildade que abre todas as portas e faz com que todos te queiram bem, a paz interna ou tranqüilidade que promove a aproximação de todos os seres até você pois sempre estarás receptivo e todos sentirão a sua paz e em paz perto de você, e a sabedoria que faz com que nos interessemos por tudo, por todas as coisas e pessoas pois somos todos semelhantes.


por Nelson Ribeiro.

Comente e entre para o rol de comentaristas do blog.

6 comentários:

  1. Olá,

    Muito bem feita a reflexão sobre esses três sentimentos que envenenam a alma,ainda bem que tem antidoto, mas a decisão é pessoal de querer usar.

    Thauzinho,

    Flavia Sandoval

    ResponderExcluir
  2. ola
    Excelente matéria
    só gostaria de acrescentar que a ignorância é amiga leal da arrogância,todo arrogante é ignorante!!!e a grande inimiga é a humildade.
    Tchal!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá meu caro, só temos que agradecer, pois sua postagem está muito interessante, tratou estes fatores muito bem; o bom é estarmos atentos, pois podemos ser afetados por estas pragas, que Deus guarde nosso corações desses males, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá..Para uma boa consciência, interessante e real.
    "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."

    ResponderExcluir