domingo, 6 de março de 2011

Medo de voar? Não. De andar de carro



Este acidente em Descanso, Santa Catarina, é cruel. É dolorido demais. É mais uma carnificina nas estradas brasileiras.

Fico contrariado quando ouço pessoas dizerem que têm medo de voar, que acham avião inseguro, que não sabem o que passa na cabeça do comandante, que ficam se sentindo impotentes.

Para estas pessoas, repito: vocês precisam ter medo de andar de carro. Não tenho números, mas possuo informações e constatações para afirmar: o Brasil deve ser o país que mais mata seus filhos nas estradas.

Por ano, são mais de 30 mil mortos nas ruas e rodovias – fora os feridos, os que ficam com sequelas e os que carregam para sempre alguma deficiência. Estes número passarão dos 50 mil por ano. Qual guerra internacional tira 30 mil vidas por ano? Qual país em conflito perde 30 mil vidas por ano?

Qual nação vê isto acontecer e pouco faz? É o Brasil. O nosso Brasil.

A fórmula é conhecida: motoristas mal-preparados, estradas ridículas, sinalização inexistente, impunidade para quem desrespeita a lei e falta de educação. Boa parte dos brasileiros é mal-educado. Não respeita leis, não cede espaço para quem vem mais rápido, não sinaliza suas manobras, não faz a manutenção do veículo, suja as estradas já deterioradas e comete muitas barbaridades.

Some-se a isso a já citada impunidade e temos cemitérios de asfalto espalhados pelo Brasil. Triste realidade. Este é sim, e muito, o nosso país.

Medo de voar? Não, no Brasil tenho medo de circular pelas estradas e encontrar a morte na próxima curva.

por Martin Behrend.

Comente aqui ou no dihitt

5 comentários:

  1. É William... É muito triste. E pior: fico me perguntando entre todos estes "acidentes" quantos mesmo são imprevisíveis? Sim, porque no meu conceito, acidente é aquilo que não se poderia evitar, algo com pouca probabilidade de acontecer... O que não ocorre com grande parte destas catástrofes: ocasionadas por estradas ruins, motoristas extrapolando horas na direção; bêbados ou suicidas em potencial que enchem seus veículos de gente e não lembram da responsabiilidade que é andar por aíh com este trânsito maluco. Gente que ignora a leglislação de trânsito, se acha "o dono" das estradas e ruas, sem respeito pela própria vida e pela vida alheia...
    Posso estar sendo radical, mas não classifico como acidentes, mas resultados do péssimo comportamento de parte dos motoristas que andam por aih... O que se poderia esperar?
    Pena que muita gente inocente pague com a vida a irresponsabilidade de outros...
    E a cada feriadão páginas nos jornais noticiando coisas como esta em vários cantos do Brasil...
    É de dar medo mesmo! Se, ao menos por medo, os motoristas tivessem mais cautela quem sabe esta situação não mudaria aos poucos...
    Façamos a nossa parte pra não aumentar nem ser engolido por estas estatísticas!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A verdade, William - é que morre muito mais gente em acidente de automóvel do que em avião, mas o grande diferencial, na minha opinição, está nas chances de sobreviver. Isso é até psicológico. Então, dá a impressão de que o avião é pior. Gosto de voar - encurta bem, o caminho. Valeu amigo.Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi William, concordo plenamente com vc, pois passei a minha vida profissional diretamente nas estradas e concordo também com a Carla quando não quer ser radical em não classificar essa avalanche de imprudência, incompetência e o que é pior: descaso, como acidentes. Na direção defensiva concebe-se que todo acidente pode e deve ser evitado. Por quem? por qualquer um ou mais de um dos atores envolvidos no sistema.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Legal seu blog!!
    Não gosto de voar, mas ainda acho o meio de transporte mais seguro!

    ResponderExcluir