sábado, 26 de março de 2011

É sempre necessário voltar à Caverna



Às vezes se faz necessário resguardar-se, voltar à caverna para hibernar, analisar o que está acontecendo em sua vida e então tomar decisões. Dizem que o tempo é o senhor da razão, deve ser verdade, pois quanto mais tempo se tem para pensar menos se erra. Muitas vezes somos impulsivos, deixamos que o calor do momento tome conta de nós, e assim, na maioria das vezes tomamos decisões precipitadas que acarretam conseqüências maiores do que imaginávamos. E quando isso acontece só o que podemos fazer é pensar, rever conceitos, analisar a necessidade de reconstrução e se necessário iniciá-la.

Tal processo de reconstrução é demorado, já que precisamos repensar muitas situações e então identificar o que deve ser mudado, quando e porque deve ser mudado. Por isso precisamos nos privar, nos isolar dos demais, absorver cada lição presente em cada experiência vivida, cobrar de si mesmo respostas sobre perguntas que deveriam ser feitas a você mesmo, mas que por algum motivo, seja qual for, não foram feitas.

Aceitar que errou, como também que erraram com você, perdoar a si e ao próximo, pois errar é humano, e como tal não somos perfeitos. Não que a perfeição seja algo pelo qual lutar, já que esta é uma batalha perdida, saibamos que ser humano é ser imperfeito, e muito mais que isso, é ter a humildade de assumir suas imperfeições, tentando assim limitá-las ao máximo, às vezes até ocultando-as, para que ninguém possa usá-las contra você.

Portanto é necessário sim, vez ou outra voltar à caverna, refletir sobre tudo o que está acontecendo em sua vida, procurar as respostas, e até se necessário refazê-las, já que em muitas oportunidades o que deixa a pergunta sem resposta é a falta de compreensão, pois ninguém responde o que não entende, contudo entende por completo aquilo que respondeu, independente do contexto, de como chegou à resposta, pois na vida não existe verdade única, não se conhece uma lógica, não existem gabaritos, o que funciona para você não necessariamente funcionará para os outros, somos indivíduos, cada qual com sua maneira de enxergar as coisas, percebendo-as de maneira diferente, e é por isso que cada um de nós tem que formular seus próprios questionamentos, suas respostas podem até ser similares à dos outros, mais com certeza sua pergunta foi diferente.

Por mais que você se aconselhe com alguém, quem vai decidir o que fazer é você, não a pessoa com se aconselhou, esta somente lhe oferecerá possíveis soluções, baseadas em experiências vividas por ela, nada mais, e diante disso você é que escolherá o caminho, certo ou errado, só quem saberá a resposta é você, mesmo por que as conseqüências serão suas e de mais ninguém, pois apesar de tudo, a vida é feita de experiências, e cada um terá que ter suas próprias, e através delas aprender que cedo ou tarde você deverá voltar para caverna, pois lá é na realidade o seu porto seguro.

“A experiência é o solo fértil onde plantamos nossas sementes, se germinarão ou não, isso dependerá de como as cultivamos.”

By: Rivaldo Yagi- Psicohabitat.

Comente aqui ou no dihitt.

2 comentários:

  1. Vivemos dias intensos com muitas informações para processar. Digo que vivemos a vida como se passassemos em uma rua movimentada, com inumeros aborrecimentos e preocupações a ocupar o nosso pensamento, poucas pessoas tem tempo livre para meditar, analisar o dia, mas isto é extremamente necessário. Vivemos quase como se fossemos máquinas. O salmista deixa um bom conselho a quem vive este dilema "Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos" Salmos 4.4". Planejamos tudo, mas o sentimento e as relações humanas ocupa carater secundário com enorme prejuízo a vida no geral.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Concordo. É sempre bom regressarmos e pensarmos muito antes de realizar algo.

    Abraço!

    ResponderExcluir