sexta-feira, 18 de março de 2011

A bola e a escola



Somos, como a maioria dos brasileiros, admiradores do esporte mais popular do mundo, esse incrível futebol. Nossa opinião sobre ele é a seguinte: paixão para torcedores, profissão para jogadores, projeção para diretores e mercadão para investidores.
A Copa do Mundo, chamada de o “Everest”do futebol, cuja 20ª edição vai ser disputada no Brasil em 2014, será também cabo eleitoral para parte da classe política.
Apesar dos conhecidos retornos, que os investimentos públicos e privados deverão trazer, esperamos que os impostos que pagamos, e se transformam na elevadíssima carga tributária brasileira - uma das maiores do mundo - sejam aplicados em obrigações e responsabilidades específicas dos Órgãos Públicos. A qualidade dos serviços públicos, exceto as “ilhas” de excelência, ainda deixa muito, mas muito a desejar.
Este é um dos motivos que leva “a voz rouca das ruas” a questionar a realização desse evento em nosso país.
Sendo o futebol um segmento empresarial, os investimentos públicos que deverão ser feitos poderiam ocorrer independentemente do patrocínio da Copa, como fizeram outros países. Sendo o 88º país do mundo em educação, tendo apenas 51% de saneamento básico, 33 milhões de analfabetos funcionais, 6º país em homicídios entre jovens, milhões de moradores em áreas de risco, com elevadas taxas de juros e infraestrutura deficiente, evidentemente, o que falta é qualidade de vida.
A educação, singular fator de inclusão social, é o caminho para melhorarmos a nossa, desconfortável, 73ª colocação no ranking internacional do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.
Torcendo para que os benefícios pós-Copa concretizem-se, sugerimos que o Governo desenvolva projetos PPPs – Parcerias público-privada - permitindo que os estádios (arenas multiuso) sejam palcos para eventos populares e exposições artísticas, motivando o brasileiro para atividades culturais.
A consagração da nossa economia, como a 7ª maior do mundo (PIB de R$3,675 trilhões), evidencia que o Brasil não é um país pobre, é um país injusto socialmente e desigual financeiramente.

Por Faustino Vicente.(faustino.vicente@uol.com.br)

Concorda? Então comente aqui ou no dihitt.

Um comentário:

  1. Oi
    Willian,
    amigo, ánalise perfeita. Muito legal. Parabéns pelo texto
    beijão no coração, bom final de semana e fica com Deus

    ResponderExcluir