segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tua vida à imagem e semelhança de tua alma


Somos instruídos para termos sucesso na vida. Para adquirirmos valores que nos tornem mais importantes, em situação privilegiada em relação aos outros. Para isso somos treinados desde tenra idade. Ao enfrentar a concorrência que a cada dia se torna mais acirrada, vencerá o mais esperto, o mais instruído, o melhor. Desde que o mundo é mundo, assim caminha a humanidade.
Aquele que não tem quem o conduza neste roteiro, o faz por conta própria. Através de ensaio e erro. Isto acontece desde a corrida do espermatozóide que chegou primeiro e fecundou o óvulo, transformando-o em ovo. Fecundado, nidado, desenvolvido, tornou-se no corpo que hoje abriga você: espírito imortal. Venceu o mais apto! O mais adequado às suas necessidades e experiências.
Recebemos formação que nos leva a lutar por um lugar ao sol. Que seja privilegiado, o melhor possível para nele cuidarmos do nosso próprio interesse. Esta é a forma mais rápida para isolar, afastar o homem do homem. Nos isolando, como aprenderemos a desenvolver o potencial que trazemos se é no contato com o outro que crescemos?
Dividir valores é difícil. Não houve tanta dificuldade assim para dividir o átomo e dominar a energia atômica. Mas para que o homem consiga dividir-se com o outro, liberando a escassa e poderosa energia do amor, há sempre obstáculos. É raro.
O suprassumo da inteligência, sem amor no coração, faz-se o suprassumo da crueldade. É o que acontece com quem possui ciência, mas tem a consciência entorpecida. O resultado é ocorrência de doenças físicas e mentais. Transtornos que geram homicídios, proliferação dos vícios, guerras e outros horrores.
Em meio a tanto avanço tecnológico, o homem se destrói, vítima de si mesmo. Isto ocorre porque o indivíduo se recusa a aceitar a grande verdade: o sentido da vida humana, que é o desenvolvimento de suas faculdades superiores. Como resultado, ocorre a insatisfação psicológica, o conflito, o vazio que contraria a plenitude da evolução espiritual.
Lembremos Huberto Rodhen num trecho de sua poética reflexão sobre a alma. Diz o insigne pensador e filósofo:
“Tua alma é uma luz – não a extingas ...Tua alma é uma harpa – não a destemperes...Tua alma é um espelho – não a embacies...Tua alma é uma flor – não a deixes murchar ...Tua alma é uma fonte – não lhe turves as águas...Tua alma é um santuário – não a profanes...Tua alma é um poema – não lhe roubes a poesia..Tua alma é uma virgem – respeita-lhe a pureza...Tua alma é um mistério – silencia-lhe os segredos...Tua alma é um arco-íris – contempla-lhe os primores...Tua alma é livre – não a escravizes...Tua alma é um sopro de Deus – defende-lhe a vida divina... Se tudo isto é tua alma, ó homem, por que não fazes a tua vida à imagem e semelhança de tua alma ?”

Elzi Nascimento/ Elzita Melo Quinta.

Comente aqui ou no dihitt.

2 comentários:

  1. Oi William, realmente é por aí...as pessoas se preocupam tanto com os bens materiais e se esquecem de suas almas ...o inteior do ser humano é o que move o mundo....
    abs

    ResponderExcluir