quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Quem é você ? – 1ª parte



Num mundo globalizado, necessitamos de Etiqueta atualizada. Etiqueta vem de Ética, a parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade. Trata-se da ciência da moral.
O mundo é uma “aldeia global”. A famosa metáfora do filósofo e educador canadense Herbert Marshall Mcluhan (1911-1980), para a sociedade contemporânea, ainda gera impacto sensorial. A proximidade global impera. Informações vêm de todos os lados. A comunicação é uma extensão do homem. Mas, nem sempre acontece dentro da ciência da moral. Questionamos: Você sabe tudo?

Nossa juventude flutua em meio à evolução da tecnologia de informação. Particularmente no que diz respeito à World Wide Web. A indispensável trilogia www.diminuidora de distâncias e de incompreensões. É a essa juventude que nos dirigimos neste artigo.
Hei! É você mesmo antenado navegante. Cara, como você está construindo sua logomarca pessoal? Iniciemos pela família, sua tribo de origem. Pai, mãe, irmãos, gente do mesmo sangue. É a sua ascendência. Procedência e geratriz de sua futura descendência. Existe uma linhagem. Já parou para pensar qual é a sua?

De onde vem você? Isto é interessante. Pense bem: a responsabilidade com o nome que o identifica. Sua logomarca pessoal, uma grife alto estilo. Você sinaliza para a saga de inúmeras gerações. Como produto final em evolução constante você é a nata da nata, “Crèm de la crèm”. Você tem história, lastro, significado, honra a preservar. Não apenas o DNA fala por você. Há uma sequência enorme de sangue, suor e lágrimas. Lutas e conquistas. Você não surgiu do nada. O que você representa apóia-se no script de muitas vidas.
Comecemos pela imagem. Por ser concreta, tridimensional, é percebida com mais facilidade.

Costumamos mostrar através do visual, o que sentimos, pensamos e como agiremos. Uma figura que agride no seu modo de apresentar sem a devida higiene, não convencerá com palavras. Por mais verdadeiras e bem intencionadas que elas sejam. Não só limpeza, mas também bom gosto fala alto. Chamar a atenção pelo impacto da roupa ousada, com exibição dos dotes físicos não é garantia de nada. Pelo menos a médio e longo prazo.

Impressiona também o modo de falar. Não só os erros gramaticais que ridicularizam quem os comete, mas a voz, a emoção da fala, deve ser agradável. Fale devagar. Voz nem muito alta, nem muito baixa. Voz clara, boa dicção. Aprenda a medir os espaços e projetar sua voz com endereço certo. Nem além e nem aquém de seu alvo de atenção.
Hoje muita gente ouve mal. Possuir dois olhos, dois ouvidos, uma boca é mensagem clara. Indica que enquanto a expressão é única, a percepção é redobrada. Ouça mais, veja melhor, fale com mais assertividade. É da hora o antigo ditado: “ Seja patrão de sua língua para não ser escravo de suas palavras.” Palavras, nem sempre o vento leva. Fique esperto. Marque seu território de forma mais consciente. Saiba atrair o melhor para você.

Gentileza nunca esteve com os dias contados. Está cada vez mais em alta. Quando você viaja mundo a fora é tão mais bem sucedido e enturmado quanto maior for o domínios das expressões gentis usadas nos países visitados. Aqui também é assim. Sua terra, sua gente, merece o mesmo cuidado. Então mãos à obra: sorria. Melhore sua expressão de poucos amigos. Abra caminhos. Peça desculpas se vacilou. Agradeça os pequenos e os grandes atos de atenção recebidos. Cumprimente todos, ao aproximar-se ou sair da área. Seja você. Mas não queira aparecer mais que o sol de verão nos trópicos. Permita-se ser descoberto, numa boa. Nunca imponha sua presença goela abaixo.

Esta é a primeira etapa de nosso papo cabeça. A segunda virá depois. Isto é só o começo para que você se habitue a perceber-se. A pergunta continua no ar:quem é você?

Elzi Nascimento e Elzita Melo Quinta. (iopta@iopta.com.br)

Continue lendo com a parte dois deste post........

Um comentário:

  1. Ótimo texto!
    Continua a pergunta: quem somos nós?
    É preciso mesmo ter o seu lugar... se ainda não o tem, conquiste-o!
    Porque as portas se abrem quando somos atenciosos, carinhosos, entretidos e, sobretudo, humanos!
    Quando seu lugar estiver garantido, você sentirá como isto é bom e agradável a si mesmo.

    Como você muito bem disse, gentileza nunca esteve com os dias contados.

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