domingo, 13 de fevereiro de 2011

Por que dizer que depressão não tem cura?



A paciente chega à clínica desesperada. Entra no consultório chorando. Agoniada, esfrega as mãos. Tudo começou há alguns anos, desde sua separação, que foi um evento traumático em sua vida. Hoje, ela não dorme, sente pressão em seu peito, muita ansiedade. Foi uma jornada até chegar a um diagnóstico efetivo: depressão. Quando pensou que seu calvário chegaria ao fim, o segundo evento traumático se instalou. O "dotô" diz que o caso dela não tem cura. Ela pode fazer o que quiser que não tem jeito. Delicado e ignorante, o "dotô" dono da razão, senhor do destino, desatualizado e incompetente, usando seu sadismo, decreta e atesta sua própria incompetência. No fundo ele diz: "não tenho instrumental, nem estudei o suficiente para lhe proporcionar uma melhora".
Nesta hora, a paciente toma uma decisão triste. Segundo o estabelecido pelo "profissional de saúde" vulgo "dotô", como não haverá como por fim ao sofrimento por meio de tratamentos, a solução é por fim a própria vida. Infelizmente é o que muita gente faz por ser vítima de tratamentos ligados a profissionais mal preparados.
Estudos do professor Marcos Gebara do Departamento de Neuropsiquiatria da UFRJ por meio de ressonância e tomografia computadorizada mostram claramente que pacientes com depressão encontram sua cura:
n Em 30% dos casos atendidos, quando tratados somente com medicação;
n Em 32% dos casos tratados apenas com psicoterapia;
n Em 72% quando da combinação de medicação com psicoterapia;
Acrescentamos ao estudo que em 86% quando da combinação de medicação, psicoterapia e tratamento em grupo de apoio com cura efetiva. Estudos atuais que revelam a cura de pacientes depressivos existem aos milhares. Os melhores tratamentos apontam os que integram técnicas de atuação em sistema multidisciplinar.
No campo da psicologia muitos avanços surgiram, especialmente nas últimas décadas. Tratamentos mais humanizados, privilegiando a psicodinâmica, especialmente com as escolas pós-psicanalíticas. Trabalhos profundos da psicologia profunda, auxiliando o paciente a compreender fatores que geraram a depressão, buscando o resgate do sentido de vida perdido, reestruturando a personalidade, num contexto psicodinâmico. Quando a depressão tem um fundo ligado a uma crise de ordem afetiva, a elaboração do luto e o recomeço da vida pelas inúmeras perdas que se instalam, faz parte do suporte proposto pela psicologia clínica na psicoterapia.
Um dos erros mais crassos da psicologia advém do fato de ter se associado à depressão a um evento estrutural da personalidade, o que é um erro gravíssimo. Depressão jamais poderia ser vista como um estado de ser, posto tratar-se de uma situação de crise, cujo sofrimento é intenso. Caso fosse um aspecto estrutural da personalidade, o hábito junto aos sintomas minimizaria seu impacto sobre a vida, tornando-a patologia, uma situação de rotina, o que não ocorre. Nem mesmo em casos de distimia, nem em casos de transtorno bipolar ou patologias que têm ligação com eventos depressivos, tal hábito é comum.
No entanto, hoje em dia, infelizmente é ensinado nas universidades de psicologia que depressão é incurável, contrariando todos estudos mais recentes e profundos. Por outro lado, se um psicoterapeuta não reconhece uma possibilidade de melhora em seu paciente, então porque tratá-lo? Quando um profissional não sabe o que fazer, o correto e ético, seria encaminhar para outro colega. Ninguém tem o direito de fechar as possibilidades de melhora de um paciente. A ciência da saúde tem evoluções quotidianas.
Porém em nossa experiência clínica outros dados e fatores precisam ser apontados. Os pacientes com depressão que não encontram a cura são justamente aqueles que são assistidos por profissionais radicais e mal preparados. Estes preconizam que somente medicação, e ou somente a psicoterapia fará efeito. Tal radicalismo inviabiliza o tratamento. Há também os casos de pacientes que tomam medicação errada, seja por péssima prescrição, seja por falta de informação, automedicação e, ainda, há os pacientes que não tem aderência ao tratamento e que também não tem suporte familiar. Resumindo, dos pacientes com depressão, apenas 18% não encontram a cura na atualidade, fato que se liga diretamente ao erro de profissionais ou não aceitação e aderência ao tratamento.
Da mesma forma, a área medicamentosa evoluiu imensamente. Os avanços da farmacoterapia são imensos, remédios com pouco efeito colateral, com ações mais específicas hoje, são abundantes no mercado. Ainda existe muito preconceito que parte dos profissionais mal preparados, Por uma visão ultrapassada, por não acreditarem em melhora nem cura, passam a manter seu veredicto: incurável. O mercado de trabalho é seletivo. Se você leitor ouvir de um “profissional” de saúde que a depressão não tem cura, faça um favor a você mesmo. Procure outro profissional mais atualizado e qualificado. No fundo este profissional está afirmando categoricamente sua incompetência.


Por Jorge de Lima.

Comente, participe!

4 comentários:

  1. Muito bom este post serve como alerta para alguns especialista que parece que so dão notícias ruins aos pacientes, tem cura sim conheço pessoas que são testemunhas vivas é so seguir o tratamento,valeu a paz

    ResponderExcluir
  2. Sua pergunta está bem elaborada e com todas as respostas necessárias. Porem o que posso acrescentar é que a profissão de medico no passado era encarada e vista como um sacerdócio, com a experiência que tenho de longos anos trabalhando dentro de clinicas e hospitais, eu passei a ver em muitos profissionais de hospitais e clinicas , uma comerciante de tentativas frustradas de redenção! E ainda tem os que só visam o lucro e não tem nenhum Amor pelo ser Humano, e trata os como um objeto que precisa ou não ser reparado. Com isso não querem ter trabalho! Resumindo tudo que eu disse, (em uma só palavra), a palavra é desamor!

    ResponderExcluir
  3. Suas matérias no blog são bem interessantes, e acho que seria bacana também você divulgá-las no www.plik.com.br, porque lá, basta colocar um título, adicionar uma pequena frase ou texto sobre o assunto, e logo após o texto, o link do artigo completo (como complemento, pode informar tags abaixo).

    Assim que postar, este resumo com link para seu artigo já fica na página inicial do Plik, e o Google indexa o Plik várias horas do dia, todos os dias, ou seja, você vai ter mais "votos" (links de outros sites) apontando para seu site, e isso com o passar das semanas, vai ajudar no crescimento do seu blog!

    Se quiser, pode acessar agora: www.plik.com.br, e para usar o site, pode criar sua conta grátis ou se logar via Twitter ou Facebook, ou seja, muito prático e fácil participar.

    Espero que goste da dica.

    Abraço!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bom o post!

    Alternativamente, uma pergunta interessante talvez seja "qual a influência da sociedade no desenvolvimento de depressão nas pessoas?"

    Acredito que existam sim diversos aspectos da psiquê das pessoas com depressão que devem ser trabalhadas, ressignificadas e tudo mais. Mas, por outro lado, quais são os valores que a sociedade ensina ou impõe às pessoas, que acaba favorecendo ou facilitando o desenvolvimento da depressão nos indivíduos?

    Um abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir