sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Luzes no caminho



Se você conhece a ventura de ser aceito por alguém, cuide para que esse nobre sentimento possa permanecer sem que você o extinga por absoluta ignorância ou descaso.
Quais seriam os primeiros cuidados para manter acesa a chama da aceitação que possamos despertar no outro? Diz-nos o bom senso para não alardearmos o fato. Não só para evitar olho gordo, mas também em sinal de respeito a sentimento tão especial. Despretenciosamente, procuremos acolher a deferência com que nos qualifica. Tratemos de retribuí-la, também veladamente, para que a retroalimentação possa sustentar viva, por mais tempo, a interação que se estabeleceu.
Se houver a graça de ser simpatia compartilhada, os cuidados serão redobrados.
Em primeiro lugar, não façamos exigências. Nada de cobranças, de julgamentos, de excesso de solicitação. Nem pensar em assumir ares de direito de exploração. Recebe, simplesmente, o que lhe é ofertado, sem surpresa e sem alarde. Valorize a atenção e a gentileza que lhe são dispensadas. Retribua-as com alegria, carinhosamente. Na atração amigável qualquer gesto ou intenção ganha muito em significado tanto quando acontece, como quando falta.
O clima delicado da benquerença poderá durar mais se a tônica predominante for a transparência da vontade de servir pelo gosto de fazê-lo.
Procure fazer-se presente ou ausente espontaneamente, sem obrigatoriedade. Seja claro e coerente. A maior obrigação é ser sincero em relação a você mesmo e em relação ao outro. O amigo, em nosso caminho, representa o porto seguro onde nos refazemos para novas refregas. O destempero acontece quando queremos que o outro pense pela nossa cabeça. É muito bom quando encontramos pontos de vista que respeitamos e que não são fotocópias do nosso modo de pensar. Bem triste é quando queremos converter o outro não apenas para a nossa religião, mas para o nosso, às vezes engessado, modo de ver o mundo.
Egoístas, nos vemos como donos da verdade. Nossa opinião, conhecemos sobejamente. Procuremos ouvir a opinião inteligente de pessoas confiáveis. Ideias diferentes para velhas questões que nos incucam desde muito tempo. Expandir recursos para maior segurança na busca da verdade só poderá nos enriquecer com dados e referências diferenciados.
Com os amigos multiplicamos alegrias e dividimos tristezas. Há os que oferecem apoio, até num copo d´água, quando nem sabíamos que seria oportuno. Há os que, sem palavras, nos olham confirmando nosso pensamento ainda em formação.
Mas, afinal, quem são os amigos com quem podemos contar? Dizem que quando organizamos uma festa surgem muitos amigos para participar dela. Mas, se quisermos saber com quem na verdade podemos contar, é só observar quem comparece para nos visitar quando adoecemos ou sofremos uma rasteira da vida. Só verdadeiros amigos dão testemunho atendendo aos cuidados que nos são necessários, no tempo das vacas magras.
Os que guardamos do lado esquerdo do peito são joias de inestimável valor. Quanto mais o tempo passa mais se revelam como luzes no caminho.


Elzi Nascimento e Elzita Melo Quinta.

Se desejar comentar use o blog ou o dihitt.

4 comentários:

  1. Olá William e Elzi!
    Lindo texto! Gostei muito!
    Ontem li um texto de uma amiga querida Karla Freitas, onde ela tratava justamente sobre a questão de sabermos cativar as pessoas e fazer com que isso não seja tratado irresponsavelmente! Ela até cita o trecho famoso do Pequeno Príncipe! Lindo! O que eu penso é que a amizade, uma vez cativada, deve ter o tratamento especial (e talvez mais difícil) de manutenção. E essa manutenção é feita através das gentilezas, cuidados e atenção que damos às pessoas que nos abrem suas portas do coração.
    Grande beijo e parabéns pelo belo texto!
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse texto.
    Eu acho que a aceitação passa por uma atitude: "ser você mesmo". Se você for transparente e integro, ser da verdade, você será aceito.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente somos egoistas, e talvez por isso percamos muitas e excelentes oportunidades de nos relacionarmos e, também, algumas amizades.
    Acredito que o mais dificil seja o 'nos doar' para outras pessoas, é facil receber atenção, ser o centro da coisa, dificil é ceder espaço ao outro, saber aplaudi-lo em seu momento de sucesso, estar próximo quando ele necessita de nós, mais ainda, sentir que o outro precisa de nós sem que seja preciso que ele se manifeste.

    ResponderExcluir
  4. Opa, estou visitando o amigo... Olha, o texto é muito bom e faz penar, gostei! Sabe amigo, por muitas vezes nos frustramos com as pessoas, mas, nunca devemos deixar de acreditar na sinceridade e na honra. Abraço

    ResponderExcluir