terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Lavagem Cerebral: Como ficar rico fundando uma igreja



Lavagem cerebral é um conjunto de procedimentos ou técnicas usadas para controlar a mente, o comportamento e o raciocínio lógico. Usa-se a lavagem cerebral para explorar a fragilidade emocional do indivíduo e infantilizá-lo. Infantilizar significa induzir ao erro, à dependência emocional e intelectual, manter em estado imaturo e receptivo apenas para as idéias do doutrinador. Doutrinador é aquele que quer forçar uma doutrina, dogma, regras ou ideologia, de modo a explorar a boa fé das pessoas, ganhar dinheiro e poder.
As igrejas tem sido hábeis em usar técnicas de lavagem cerebral.
Veja a seguir 10 técnicas e como você pode se beneficiar delas para fundar a sua própria igreja ou melhorar o recrutamento de adeptos religiosos e ficar rico. Nos próximos textos publicarei dezenas de outras técnicas, pesquisadas em todas as igrejas, seitas e “filosofias”.

1. TÉCNICA DO “PLANO DIVINO”
Diga que a humanidade só faz coisas ruins, promove guerras, destrói o planeta, pessoas morrem de fome e vivem na miséria. Depois afirme que “Deus” tem um plano para acabar com este estado de coisas. As pessoas adoram promessas “divinas” e vão aderir à sua religião. Existem dezenas de seitas dizendo que são “divinas”, sempre tem lugar para mais uma.

2. TÉCNICA DO “SAGRADO”
Diga que a sua religião, seus dogmas, regras, profetas, pastores, padres, sacerdotes, são obra de “Deus”, é tudo “sagrado”. Afirme que a bíblia foi escrita por homens “inspirados por Deus todo poderoso”. Se alguém pedir prova desta afirmação, fale com convicção: “para a fé não é preciso provas. Fé não se discute, se aceita”. Já que se aceita e não é preciso raciocinar, nem comprovar, então exagere nos apelos emocionais. Sempre vincule a palavra “Deus” à salvação, juízo final, milagres, prosperidade e felicidade.

3. TÉCNICA DA INFANTILIZAÇÃO
Desestimule o pensamento racional de quem questiona o livro “sagrado”, apele para as emoções mais fortes e para o imaginário. Conte estórias de personagens do passado, de heróis bíblicos e do “amor de Deus” e faça a pessoa sonhar acordada com o “plano divino”. Sonhar como fazem as crianças que gostam de lendas, ficção e imaginação sem controle. O questionador perderá o pensamento crítico e permanecerá com a mente infantilizada. Nestas condições será fácil fazer com que ele faça o que você quer.

4. TÉCNICA DA DEPENDÊNCIA
Desencoraje a independência, a autonomia de pensamento e a individualidade. Coloque a pessoa abaixo dos dogmas da igreja; afirme: “o livro sagrado ordena”, “esta é a vontade de Deus”. Subordine o pensamento dela e o seu propósito de vida ao livro “sagrado”. Diga-lhe de forma convicta e emocionada que o propósito de Deus é maior que o propósito dela. Ela ficará comovida e aceitará o que você quiser. Atordoe a pessoa com muita doutrina e depois peça doações, dízimo e trabalho voluntário.

5. TÉCNICA DA MORDAÇA
Quando você estiver doutrinando e alguém questionar, quando pedir comprovações das suas afirmações sobre “Deus”, reprima-a fortemente, diga que o diabo está “tentando” o pensamento dela. Se a pessoa continuar a questionar afirme que ela é do diabo, é inimiga de Deus, é conspiradora. Demonize a pessoa. Coloque a bíblia ou a cruz diante dela. Fale com emoção, fale alto ou se preferir, fale mansamente, a pessoa questionadora, diante de tanta persuasão e pressão, vai aderir a sua fé ou pelo menos não incomodará mais você.

6. TÉCNICA DA REPETIÇÃO
Repita 1.000 vezes que “Deus disse”; alguém vai acreditar que foi Deus mesmo que disse. Repita nos cultos, nos livros, nas canções gospel ou sacras, nas conversas, na televisão, nas rádios, nos jornais e revistas, nos grupos de estudo bíblico, nas procissões, nas missas. Repita, repita, repita até ninguém mais questionar. Abafe qualquer tentativa de questionamento racional. Faça que nem os políticos, repita as promessas.

7. TÉCNICA DA SABEDORIA (OU DA PREPOTÊNCIA)
Diga que a sua religião ou livro sagrado é fonte de sabedoria e tem as respostas para todas as perguntas ou todos os problemas. Diga que o homem sozinho não consegue nada, que ele precisa de Deus, o Deus da sua religião, é claro. Estude os pontos fracos das outras religiões e supervalorize os pontos fortes da sua, depois mostre como a sua religião é a “verdadeira”.

8. TÉCNICA DA COMPARAÇÃO E DA VERGONHA
Mostre como o mundo é ruim e como a sua religião é boa.
Mostre como é melhor seguir a sua religião, do que seguir o mundo ou outro tipo de religião.
Se preferir, faça outra comparação perguntando: “O que é mais importante?

A nossa religião que é obra de Deus, a salvação eterna prometida, a promessa do paraíso para
todos os filhos de Deus ou as suas necessidades pessoais?” Faça o indivíduo sentir vergonha dos pensamentos pessoais “pecaminosos” dele.

9. TÉCNICA DA AUTORIDADE CIENTÍFICA
Escolha textos de livros científicos, isole informações que conduzam à sua lógica religiosa, depois faça uma montagem para “provar” que a ciência comprova os fundamentos da sua religião. Pegue um pouco de verdade científica, distorça esta verdade, adicione um monte de meias verdades, mais um monte de mentiras, omita o que contradizer o seu raciocínio e confunda o pensamento de quem questionar a sua fé. Lembre que a maioria das pessoas não gostam de ler e estudar, muitas são preguiçosas, assim elas não vão se dar ao trabalho de pesquisar e vão aceitar a sua “verdade”. Aposte no comodismo das pessoas.

10. TÉCNICA DA TENTAÇÃO DO DIABO
Quando um “irmão”, sentir fraqueza na fé, na igreja, no pastor, no padre, quando duvidar, diga que é o diabo que está “tentando”. Diga que isto faz parte da transformação, do renascimento que a pessoa está passando; diga a ela que está começando a chegar perto de Deus porque está vencendo as tentações do diabo. Coloque as coisas em termos de luta: de um lado está Deus mais a pessoa de fé, do outro lado, está o diabo. A pessoa certamente desejará ficar no lado de Deus e você conseguirá mais um adepto para engordar a sua conta bancária.

No próximo artigo: mais 10 técnicas para você ficar rico fundando uma igreja.
Observações:
1. Claro que este texto é uma tentativa de acordar as pessoas para a lavagem cerebral feita nas igrejas. Mais tarde publicarei também a lavagem cerebral feita pela mídia, pela política, pela escola, pelas organizações comerciais e industriais e outras instituições disfarçadas de éticas.

2. Há 25 anos tenho estudado as religiões. Meu objetivo não é ficar discutindo crenças, doutrinas e dogmas porque já fiz muito isto, nem ficar respondendo e-mails neste blog. Como psicoterapeuta estudioso do assunto, baseado nos casos que atendo no consultório, e na observação fora dele também, sei o estrago que todos os padres, pastores e os “intermediários de Deus ou dos espíritos”, fazem na mente dos indivíduos.

O objetivo desta parte do blog é alertar as pessoas sobre o que está acontecendo e elas não percebem. Todas as igrejas, sem exceção, fazem lavagem cerebral e comprovaremos isto muito facilmente nos próximos textos. Interessante que muitas pessoas acham que justamente a igreja dela não faz lavagem cerebral. Escrevi este item 2 após receber comentários insinuando que existem igrejas que não fazem lavagem cerebral. Qual? Basta ter dogmas e crenças que já existe lavagem cerebral, porque é feita a doutrinação para a pessoa crer, em idéias inventadas por homens rotuladas de “divinas”.

3. Não pertenço a nenhuma religião, filosofia ou “irmandade”. Sou meu próprio guru.

4. Caso você deseje ser o SEU PRÓPRIO GURU e estudar a fundo como a lavagem cerebral é feita e se libertar dela (porque neste momento ela está atuando na sua mente, mesmo que você negue), saiba mais aqui:

Gigante Interior. Se quiser começar agora a sua libertação das crenças e crendices religiosas leia Libertar-se e viver 1,2 e 3.


Por Flávio Pereira.

Comente este post. Participe!

Um comentário:

  1. Apesar deste texto ter uma certa lógica, é importante dizer que existem igreja sérias, que levam as coisas de Deus a sério, infelizmente existem "pregadores/pastores" inescrupulosos que visam somente o LUCRO.

    Mas acreditem estes tais terão que acertar as "contas" com Deus, e não é conta monetária não.

    Boa parte da culpa é do próprio povo que não consegue perceber entre o que é de Deus e o que é do diabo, eles (o povo) não pode ver falar de milagre que sai desesperado em busca destes falsos profetas.

    Esquecendo da própria fé deles que é muito mais importante do que estes mercenários que estão por ai.
    Leia: (Marcos 10:52) - E Jesus lhe disse: Vai, a TUA FÉ te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

    ResponderExcluir