sábado, 19 de fevereiro de 2011

Família, algo que está entrando em extinção?


Com passar dos anos o conceito de família mudou, anteriormente concebíamos por família, um grupo de pessoas unidas em torno de um casal, que tinha como missão a concepção de descendentes, que seriam criados dentro daquele núcleo, para que posteriormente viessem a criar o seu próprio núcleo familiar. Contudo essa constituição de família veio sofrendo mutações, principalmente no que diz respeito às ultimas décadas, e isso se deve muito a liberdade conquistada pela mulher, que deixou de se limitar a somente os serviços caseiros e entrou de vez no mercado de trabalho formal.

Não que a culpa desta mudança no contexto familiar seja culpa da mulher, muito pelo contrario, a mulher conquistou seu espaço e deve ser respeitada por isso. Porém ao partir para o mercado de trabalho, a mulher teve seu tempo limitado, e com assim passou a não tratar mais o casamento como prioridade, o que acarreta também em atraso na concepção de filhos, ou até desconsiderar a possibilidade de vir a ser mãe, e isso acontece por preocuparem-se primordialmente com sua estabilidade profissional e financeira, algo totalmente aceitável.

Outro ponto determinante na possível extinção da instituição família é banalização do divórcio, pois as pessoas casam-se quase sem se conhecer ou por uma gravidez acidental, não respeitam suas diferenças, passam a maior parte do convívio brigando e por fim acabam se separando. Algo que só não se torna tão traumático, se no período da união não houver a concepção de filhos, que aliás, são os que mais sofrem pelo fim de um relacionamento, que desestrutura todo o conceito de família, o que só contribui para que estas crianças ao crescerem, tornem-se adultos aversos ao casamento e por conseqüência, a constituição de família.

Existe ainda mais um ponto que contribuiu para a desestruturação do conceito tradicional de família, a tão famigerada produção independente, ou seja, um individuo quer ter um filho mais não quer assumir um compromisso duradouro, então contrata uma barriga de aluguel no caso dos homens, ou faz inseminação artificial no caso da mulher. Evidenciando mais uma vez que a ciência cria soluções para o bem da humanidade, e nós seres humanos utilizamos tais benefícios para fins destoantes do objetivo real.

Infelizmente, nossa geração está se especializando em destruir tradições, e está o fazendo usando como desculpa o mundo globalizado, a acessibilidade, os planos de carreira e por aí vai, enquanto os terapeutas ficam com os consultórios cada vez mais cheios de pessoas procurando soluções para seus vazios existenciais.

By: Rivaldo Yagi

Comente aqui no blog ou no dihitt

3 comentários:

  1. Meu amigo, creio que, para muitos, família era sinônimo de submissão e de obediência, provocando o pensamento e a ânsia pela liberdade nos dias de hoje. Família dos modernos tempos é aquela constituída de pessoas parceiras, tal qual uma equipe, onde cada um tem o seu papel. Como esse conceito ainda não foi de todo absorvido pela geração atual, parece que a união familiar está fadada ao fracasso.

    ResponderExcluir
  2. otimo texto...
    gosto de texto que falam sobre familia e seus valores, muitas vezes esquecidos hj em dia...
    seu texto me fez recordar um que li a algum tempo:
    http://alexaguerra.blogspot.com/2008/12/museu-da-famlia.html
    Achei interessante também!

    Deus o abençoe
    nanda
    =J

    ResponderExcluir
  3. Estou plenamente de acordo com o que diz no seu artigo.
    A mulher teve que ir trabalhar para ajudar na criação dos filhos, para darem aos filhos mais do que tiveram.Isto acaba por ser uma bola de neve, porque cada vez se quer mais e mais e as tentações do mundo moderno são cada vez maiores.
    Perdem-se valores familiares em detrimento dos sucessos profissionais e do consumismo.

    Abs

    ResponderExcluir