terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

As grandes lutas da vida



Já perceberam que as grandes lutas da vida são aquelas que se referem às pequenas coisas do dia a dia. São estas as que definem as grandes mudanças nos caminhos que percorremos através de nossa existência.

Muitos poetas e escritores têm definido nosso caminho pela terra como uma viagem por uma estrada. Diria que as grandes decisões são como decidir ir para o Norte ou Sul, Este ou Oeste, mas as pequenas são as que na realidade definem qual direção que seguiremos. Virar à direita ou à esquerda.

Na vida pessoal, ir ou não a um jogo de futebol em lugar de estudar ou terminar um trabalho. Deixar de viver ou não uns momentos de lazer com os filhos e esposa para trabalhar.

Lembrar demais o passado ou pensar no futuro em lugar de viver o presente, ou vice-versa. Falar quando todos ficam calados numa reunião de negócios. Calar quando todos falam mal de alguém, sabendo que estão sendo injustos. Compactuar com nosso silêncio ou com nossas omissões. Deixar de virar à esquerda porque todos viram à direita.

A soma dessas pequenas decisões nos faz chegar a lugares ou situações não imaginados ou planejados. Na vida sempre me senti responsável por todas minhas ações e suas conseqüências para com os outros. Hoje posso ver que essa atitude foi resultado de meu orgulho. Você só poder sentir-se responsável pelos efeitos de suas ações. A forma como suas ações irão afetar aos outros pertence a Deus, não a você.

Você seria capaz de pensar que o resultado de suas ações seria capaz de alterar os planos de Deus? O diálogo pessoal e constante com Deus, através de sua consciência, é o que lhe permitirá adequar suas decisões ao plano Divino.

Na minha juventude e parte de minha vida adulta sempre pensei que poderia mudar o mundo. Hoje sei que somente podemos mudar a nós mesmos, e somente muda quem quer.

Faça sua parte, lute suas pequenas lutas, vença seus pequenos obstáculos, tome suas próprias decisões, depois de ter dialogado com seu Deus e deixe que as conseqüências sejam Dele. Um poeta falou: “Você é artífice de seu próprio destino.” Eu deixo o seguinte pensamento para vocês: “Você é artífice de seu próprio destino e Deus do destino de todos nós.”


Por Ricardo Irigoyen.

Comente o post, participe!!!

2 comentários:

  1. é inevitavel pra mim, deixar de pensar no passado e fazer planos para o futuro deixando de viver o presente... mas sei que isso é ruim pra mim... tento melhorar isso todo dia... parabens!

    ResponderExcluir
  2. Olá William!
    Excelente texto!
    Acredito também que as pequenas decisões, somadas, é que definem a direção que tomamos... A questão de nossas decisões é estarmos sempre prontos para as suas consequências. Não temos o menor controle sobre a ação dos outros, mas podemos, sim, ter escolhas nas nossas... E se elas interferirão na vida de alguém, carregamos o peso da responsabilidade da felicidade ou infelicidade alheia, o que, inevitavelmente nos deixa frustrados. Saber arcar com as consequências das próprias decisões e escolhas, é saber que naquele momento aquele caminho pareceu o melhor.
    Agora, não podemos deixar de dizer que muitas pessoas escolhem propositalmente os seus caminhos, visando prejudicar ao próximo... só que, quase sempre, querem se safar das consequências...
    Muito bom para refletir!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir