sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sequestradores de alma - Você pode ser uma vítima e não sabe


- Você sabe o que é ser prisioneiro psicológico da trama secreta e obscura de outro alguém?
- Já teve ou está numa relação onde se sente preso e sem liberdade para ser você desde os aspectos mais simples até nos mais profundos do seu ser? Sempre abre mão dos seus desejos e escolhas em nome de acertar a sua relação com o outro, sentindo-se sempre devedor de algo não palpável?
- Percebe ser freqüentemente julgado e criticado sem se quer ter errado?
- Costuma ter dificuldade para discernir se seus sentimentos sobre sua liberdade são verossímeis ou não...
- Sente dúvida sobre si mesmo a ponto de se sentir culpado?
- Sente-se obrigado a fazer coisas em conjunto que pelo seu estilo de personalidade não gostaria de fazer nem junto e nem separado...?
- Fica preso como se andando em círculos se repetindo neste tipo de situação desagradável para você?

Se as respostas forem positivas é bem provável que você esteja sendo mais uma vitima desse tipo de seqüestro emocional.

Quais tipos de pessoas costumam ser vítimas desse tipo de seqüestrador?

- Em geral, são pessoas com carências afetivas importantes, pessoas de boa índole com certa dose de ingenuidade em relação ao outro e benevolência acima do limite. Pessoas sem malícias maiores. Pessoas que acreditam que a doença emocional sempre vai morar ao lado e nunca na própria casa onde se vive.

Como agem estes seqüestradores de almas?

- O primeiro passo é o da sedução sem limites. O seqüestrador se transforma naquilo em que a vítima mais necessita no momento e nunca as promessas são falsas, sempre as cumpre. As ofertas vêm desde suprimento de carência afetiva, a oferta de trabalho, dinheiro, roupas, viagens, etc.

O problema começa quando o preço oculto neste pacote de suposta bondade, doação e boa vontade começam a ser cobrados num padrão de sofisticação intelectual em que a vítima dificilmente consegue discernir como sendo algum tipo de cobrança, mas sente-se culpada e na obrigação de servir aos desejos e reclamações do parceiro. Este por sua vez, num mecanismo perverso, visa aprisionar o outro num sistema sutilmente violento onde a principal arma é a inserção do sentimento de culpa, a desqualificação e a negação de tudo que signifique a identidade do parceiro.

Como resultado, uma importante quebra da auto-estima e confiança se estabelece somando-se ao entendimento de que só se sobrevive psiquicamente através da dependência emocional e dos ditames do suposto seqüestrador.

Como escapar deste tipo de enredamento psicológico e de alma?

- Em primeiro lugar, é preciso se ter plena consciência de que algo está errado. Que as sensações diárias não estão nada boas e que algo deve ser feito, mesmo que não se tenha clareza sobre a totalidade da situação.
- Em segundo, saber que podemos fazer escolhas na vida, por mais difíceis que elas possam parecer.
- Em terceiro, se estiver muito confuso e com dificuldades para discernir o certo do errado, o justo do injusto e sentir um constante desconforto, não deixe de buscar auxílio de amigos, se tiver, de uma convicção religiosa e sempre busque apoio num processo terapêutico.

Os danos causados pro este tipo de vivência se forem por período demasiado longo, podem ser devastadores na vida de uma pessoa.

Lembre-se, sua vida é única e que estamos aqui para sermos felizes de verdade. Não se acostume com o que não lhe faz bem, tudo pode mudar para melhor. Ouse e conquiste.

Por Silvia Malamud.


Está aí o conselho. Siga-o ou não. Mas comenta, participe!

5 comentários:

  1. Fazia tempo que não lia nada tão perfeito pra mim.Não vou comentar demais,apenas pensar sobre o que li.
    Obrigada,e um otimo fds!

    ResponderExcluir
  2. Tem muita verdade nesse texto, vejo muita gente dentro da minha propria casa com esse tipo de comportamento, faz uma coisa rpa voce, nao cobra nada, mas vive lembrmando o que fez e faz na hora que quer alguma coisa acima do normal... isso vira um circulo vicioso a pessoa te ajuda pra poder viver sem regras em algumas coisas. Muito bom seu texto
    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Willian,
    muito obrigada pelo texto de hoje!
    era simplesmente o que eu precisa para explicar a um amigo, o que se passa com ele!

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Bem, quando vi o titulo no dihitt, marquei para ler mais tarde. E li.
    Mas percebi que iand anão to assim tão presa não. Em tempo, vou ser mais eu. E nada de prisão emocional.

    Abç,
    Lena.

    ResponderExcluir