sábado, 8 de janeiro de 2011

O presente é oportunidade de agir



A comunicação se dá através da interação. Quando o emissor evoca uma resposta simpática e o receptor responde na mesma tônica, dá-se o contato amigável. A conversa de um complementa a do outro. Um e outro acrescentando novo estímulo à continuação do papo que vai longe.
Caso a resposta seja de outro jaez, chegando às raias da agressão, dá-se o choque, o cruzamento de opiniões. O impacto, a poda. Fim de papo.
A qualidade da troca ficará por conta dos protagonistas da ocorrência.
Isto poderá acontecer em qualquer quadrante do globo terrestre. Tanto nas comunicações do mundo visível quanto nas do mundo invisível.
As qualidades mais importantes para a boa comunicação poderão ser consideradas uma verdadeira arte. Vejamos:
- Acolhimento
- Respeito
- Tolerância
- Entendimento
Analisemos.
Acolhimento: acolher é estar receptivo. Todo ser humano sabe, intuitivamente, que emitindo qualidades positivas as irá receber de volta. Mesmo que seja num simples ato de civilidade ou de educação. Educar, segundo sua raiz latina, significa tirar de dentro e não impor de fora. Exteriorizar sentimento de aceitação é nobreza de espírito. É criar maior chance de aproximação. Suscita retribuição.
Respeito é base para se estabelecer a Paz. É deferência, consideração para com o outro. Significa reconhecer o valor, a importância que o outro merece receber de nós. Quando o Cristo nos adverte para que amemos os nossos inimigos ele se refere ao respeito, à reverência que devemos ter, procurando harmonizar as diferenças que naturalmente nos separariam, caso não fôssemos cristãos. Seria permanecermos desarmados de preconceitos. Disciplinarmos a natural indiferença e mesmo a ironia que a situação adversa poderia propiciar. Seria praticar a boa vontade, o perdão, nas incompatibilidades. Seja entre subalternos ou entre superiores.
Tolerância: nos sugere considerar o outro como se estivéssemos em seu lugar. Compreender seu comportamento, sua personalidade. Acatar suas opiniões e crenças, mesmo que sejam incompatíveis com nosso modo de pensar, de crer, de agir. É ficarmos desarmados de intolerância. Isentos de aversão e deboche. Evitar discussões ou mesmo indiferença. Esforçarmo-nos para praticar a boa vontade, investindo na ocorrência do perdão. Estando na presença de sábios ou de tolos, tenhamos humildade.
Entendimento: é exercer a compreensão, mesmo quando o que acontece na relação não esteja de acordo com nossa natureza pacífica. Mesmo que nos deixe desconfortáveis. Coloquemo-nos no lugar do outro. Estabeleçamos um ajuste. Uma forma de perceber e aceitar pelo sentimento de misericórdia, de brandura o que mais gostaríamos de contestar. Não é fácil agir com tal disciplina, em nenhuma das situações abordadas. Por isso mesmo a classificamos de verdadeira Arte.
Resultado: encontro da Paz, da Harmonia.
Atitude: controlar humores e emoções. Caracterizar os tipos de relacionamentos aos quais nos entregaremos sem perder o contato com o eu interno. Exercer o direito de viver em paz no mundo, comigo, com o outro e com tudo o mais à nossa volta.
Estratégia: neste ano que se inicia renove-se pelo modo de sentir. Exercite a arte de bem viver. O presente é oportunidade de agir.

Elzita Melo Quinta.

Comente aqui ou no dihitt.

2 comentários:

  1. Amigo william!
    Querido,que reflexão você nos trouxe!
    Maravilhoso esse texto,realmente amigo,respeito acima de tudo,vamos respeitar as diferenças,a religião um do outro!
    Afinal Deus nos criou diferentes um dos outros,com certeza para nós evoluirmos juntos,se fosse para evoluir só,não precisaríamos uns dos outros.
    Amei sua postagem,parabéns!
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir