sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Níveis Mentais e EMDR



Como acreditar que estamos lúcidos e não alucinando quando algo sobre nós mesmos nos vem à mente? Como manter contatos com nossas profundezas e promover mudanças ou usufruir conteúdos difusos, com clareza e autonomia. Resumindo, como sair de possível sonambulismo crônico para acordar mais, ainda mais lúcidos!? Como sair dessa impotência sobre nós mesmos?

Nossas mentes possuem a faculdade sensorial da inteligência, capta informações armazenadas nos neurônios cerebrais pelos nossos outros sentidos.

Pela captação neuronal, é possível ter mensagens do que ocorre consigo mesma. Possuímos a capacidade de captar e imprimir múltiplos tipos de informação. Por manifestação de vontade, podemos entrar em sintonia com nossas conexões cerebrais e levar à consciência a informação ali armazenada. A grande questão fica em como alcançar esse intento.

Vamos entender como funcionam nossos níveis mentais e como o EMDR pode influenciar no seu processo de lucidez e ganho de si mesmo:

A freqüência BETA é o estado de vigília onde realizamos ações comuns de nossas vidas como falar e pensar. Aí são vivenciados os cinco sentidos físicos: tato, paladar, olfato, visão e audição. Nosso dia-a-dia quando acordados, vigilantes, estamos em BETA. Para sua curiosidade, nesse nível, a ciclagem cerebral varia de 9 a 14 ciclos por segundo.

O nível ALFA ocorre quando há relaxamento. Podemos usufruir dele de modo consciente ou inconsciente. Poderia ser uma vertente do estado alcançado na meditação, por exemplo. Nesse estado criamos, pensamos, desejamos e, ainda, programamos os sonhos. É um estado de sono não profundo, no qual não sonhamos, é aquele estado do pré-sono, onde afiguram oscilações de consciência e inconsciência. A ciclagem do cérebro varia de 5 a 8 ciclos por segundo.

No nível TETA, um profundo relaxamento é requerido. É alcançado quando se dorme profundamente, quando se sonha. Nesta freqüência ocorre o chamado sono REM, também caracterizado por movimentação rápida dos olhos. É quando estamos processando experiências profundas e procurando resolver conflitos, onde traçamos experiências dos nossos desejos e recursos. Local de auto-experimentação. Em TETA, a ciclagem cerebral atinge de 2 a 4 ciclos por segundo.

O nível DELTA é o patamar da inconsciência. Local onde o subconsciente atua. Assemelha-se ao estado de coma. Freqüência de ciclagem cerebral na faixa de 0,1 a 1 ciclo por segundo.

Nossa mente está permanentemente em estado de concentração alternada e a atenção é flutuante. Nossos estados de consciência variam ininterruptamente sem nos darmos conta desse feito. Por exemplo, se focarmos atenção para solução de conflitos específicos, quer seja emocional, de trabalho, ou de algum outro tipo, a todo o momento estaremos captando informações das diversas variações de freqüências cerebrais que se nos oferecem.
Recebemos idéias mais intuitivas dependendo da freqüência de ciclagem cerebral em que estamos no momento e o cérebro varia essa freqüência de acordo com nossas necessidades.

Você deve estar questionando que não é bem assim, que às vezes ficamos horas a fio procurando solução para um problema e não conseguimos absolutamente nada. Para alguns, as respostas vêm pelos sonhos ou durante um banho, por exemplo, quando a mente se acalma....
A grande questão é que pelos nossos aprendizados, pelas demandas do dia-a-dia, pelas crenças e medos pessoais, acabamos muito distantes de entrar em contato com nossos próprios recursos. Com reais possibilidades e capacidades de solução dos problemas. Sejam eles de que ordem for.

Como o EMDR entra nisso tudo?

Esta incrível descoberta da Dra. Francine Shapiro revolucionou nossas portas de acesso cerebral e por conseqüência, para solução de conflitos.
Abordagem esta de protocolo altamente rigoroso e eficiente somado à movimentação bilateral que, de algum modo, reproduz na pessoa o estado do sono REM, porém, com a pessoa acordada e sem se hipnotizar. Ocorre acesso aos benefícios de mudanças das freqüências cerebrais e consegue-se resolver praticamente qualquer questão em voga. Viaja-se pelos significados interiores numa lógica não-racional da mente consciente e sim a lógica matriz junto com associações simbólicas e não aquela elaborada pela mente. Observa eventos se apresentarem até que em determinado momento reprocessam experiências de vida, sob uma ótica totalmente diferenciada.

Neste caminho, hemisférios cerebrais se intercomunicam, vários segmentos do nosso cérebro se processam, desde o cérebro que só entende a experiência pela sobrevivência, até o que só entende pela via sentimental/afetiva e mesmo o cérebro que pensa sobre tudo, reprocessam a questão a ser trabalhada numa dança onde a parceria desses aspectos ocorre devido ao objetivo/comando que temos de intenção de solução dos conflitos. Com as ferramentas do EMDR tudo vai se organizando até que se chega a um ponto de alta lucidez e perturbação zero em relação à situação de conflito.


Por Silvia Malamud.

Obs.: Quem tiver interesse em saber mais sobre EMDR pode buscar mais artigos pesquisando no google

Um comentário:

  1. Adorei esta notícia!
    Meu estado preferido é o Alfa. Adoro esses momentos em que sei que ainda não estou a dormir mas já não tenho o controlo das minhas inibições. Tudo flui livremente, sem recriminações.
    Gostei de saber sobre o estado BETA:
    Um dia, quando era criança, uma professora me fez uma pergunta sobre o tema de que estava falando e que eu não tinha prestado atenção. Então, ela me repreendeu por eu estar distraída.
    Hoje eu lhe responderia:
    Professora, eu não estou distraída, estou apenas concentrada numa coisa diferente!

    ResponderExcluir