sábado, 29 de janeiro de 2011

NEM TUDO QUE PARECE, É!!!


Não se deve acreditar em tudo que se ouve. Nem sempre no que se vê. Às vezes nos deparamos com rumores, seja na política, seja na vida particular de alguém e, até mesmo, em fotografias divulgadas como a de um cão que supostamente velava o corpo da dona vítima das chuvas na cidade de Teresópolis, Região Serrana do Rio e que ganhou destaque em jornais no Brasil e no mundo. Identificado como Caramelo, o comportamento do cachorro comoveu leitores e chamou a atenção de quem buscava notícias sobre a tragédia. Mas a história, digna de folhetim, era outra. "É tudo mentira", protestou o verdadeiro dono do animal, o coveiro Rodolfo Júnior. "O nome do cachorro da foto é Joe e está comigo há 1 ano, desde que foi abandonado no cemitério municipal", revelou. Ele conta que, no dia em que a fotografia foi feita, Joe o acompanhava enquanto trabalhava como voluntário cavando sepulturas para abrigar os corpos das vítimas. "Ele deitou ao lado de uma cova. A foto foi feita e escreveram que era a dona dele e que ele estaria ali acompanhando. E rolou esse boato todo", explicou Rodolfo. Portanto, não se deixe enganar. Cuidado com as imitações, com as divulgações, com os depoimentos - de pés juntos - e quaisquer outros depoimentos que possam a vir a comprometê-los.

por João Direnna, psicólogo e jornalista.

Eu tinha acreditado nisso. E você?

3 comentários:

  1. Olá Willian!
    Eu costumo acreditar ,até prova em contrário. E acho isto normal. O que é ruim é ficar se "alimentando" destas notícias, o que não faço e não assisto a jornais sensacionalista. Se posso fazer algo para ajudar, faço. Se não, me desligo e sigo a vida,a menos que esteja envolvida pessoalmente por algum motivo, por ter alguém conhecido vitimizado na tragédia...
    gostei muito de seu post. Eu acho que o dono do cachorro e quem deu a notícia merecem os parabéns, por terem mostrado como a vida é mais simples e, mesmo sem graça para alguns, a notícia já era importante por si mesma, não precisava desta farsa para valorizar os acontecimentos, não é mesmo?
    Abraço, Vera.

    ResponderExcluir
  2. Oi Willian, que situação!
    realmente, as pessoas aproveitam qualquer oportunidade para ganharem dinheiro...
    essa do cachorro foi mais uma...venderam jornais etc. por conta da história mentirosa.
    abs

    ResponderExcluir
  3. William
    infelizmente nossa midia "paga" para ter uma noticia supostamente sensacional e comovente, o que vale para eles é vender uma coisa supostamente "extraordinária".

    bjus

    ResponderExcluir