terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fumar causa danos genéticos minutos após inalação, diz estudo



Cientistas dizem que resultados servem de alerta
Um estudo realizado por cientistas americanos concluiu que a fumaça do cigarro começa a provocar danos genéticos minutos - e não anos - após chegar aos pulmões.

Os pesquisadores envolvidos no estudo de pequeno porte descreveram os resultados como um alerta para pessoas tentadas a começar a fumar.
A pesquisa é a primeira feita em humanos detalhando a forma como certas substâncias presentes no tabaco provocam danos ao DNA associados ao câncer e foi publicada na revista científica Chemical Research in Toxicology.
A publicação, cujos artigos são aprovados por cientistas, é uma entre 38 revistas publicadas pela American Chemical Society.
Danos ao DNA
O cientista Stephen S. Hecht e sua equipe comentam no artigo que o câncer de pulmão mata três mil pessoas por dia, a grande maioria delas, em consequência do fumo.

O fumo também está associado a pelo menos 18 outros tipos de câncer.
Há evidências de que substâncias nocivas presentes na fumaça do cigarro, chamadas hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (ou HPAs), seriam responsáveis pelo câncer de pulmão.
Até hoje, no entanto, os cientistas não tinham informações sobre a forma específica como os HPAs presentes na fumaça do cigarro danificavam o DNA humano.

Como parte do estudo, financiado pelo Instituto Nacional do Câncer, os cientistas adicionaram um HPA específico, o fenantreno, a cigarros, e depois monitoraram o progresso da substância nos organismos de 12 voluntários que fumaram os cigarros.
Substâncias tóxicas
Os cientistas dizem ter verificado que o fenantreno rapidamente formou substâncias tóxicas no sangue dos voluntários, provocando mutações que podem causar câncer.

Os fumantes desenvolveram níveis máximos da substância em um intervalo de tempo que surpreendeu os próprios pesquisadores: entre 15 e 30 minutos após os voluntários terminarem de fumar.
Os pesquisadores disseram que o efeito foi tão rápido que foi equivalente a injetar a substância diretamente na corrente sanguínea.
"Este estudo é único", escreveu Hecht, um renomado especialista em substâncias causadoras do câncer encontradas na fumaça do cigarro e no tabaco sem fumaça.

"Ele é o primeiro a investigar o metabolismo humano de um HPA adquirido por meio de inalação de fumaça de cigarro, sem interferência de outras fontes de exposição como a poluição do ar ou a dieta.
"Os resultados relatados aqui devem servir como um aviso aos que consideram começar a fumar."


BBC Brasil.

Um comentário:

  1. Pois é....
    Comer carnes vermelhas faz mal à saúde...
    Comer hidratos de carbono e açúcares faz mal à saúde...
    Comer gorduras faz mal à saúde...
    Beber álcool faz mal à saúde...
    Deitar tarde faz mal à saúde...
    Fumar faz mal à saúde....
    Afinal, o que não faz mal?
    Peixe pode ter minerais pesados maléficos.
    Carne faz mal pelo excesso de proteínas.(Então picanha? Hãaaa?).
    Ovo pode ter salmonelas e aumenta os níveis de colesterol
    Legumes têm bactérias e químicos, alguns letais para seres humanos...
    Prefiro continuar me fazendo mal para continuar a viver uma vida curta e feliz, do que viver uma vida longa, saudável e sem quaisquer prazeres terrenos!
    (Que me desculpem todos os que consideram este meu depoimento socialmente incorrecto...)
    Esta é a vida que eu quero viver !

    ResponderExcluir