quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ciúme que destrói, inveja que mata


Na verdade, o ciúme é uma característica de todos nós, pois ele é simbólico de um ser humano, em alguns casos, até divertido. Por exemplo, dizem que todo casal para dar certo precisa dele, o famoso e fabuloso que toda santa gente tem, vai dizer?

E a inveja, além de ser um dos sete pecados capitais, não envolve apenas aquele desejo (ou até uma obsessão, diga-se de passagem) de ser ou possuir o que é dos outros, mas a maldade, a ganância, o desrespeito e falta de valorização em si entram na turma para querer acabar com a festa de qualquer um.
A grande diferença entre os dois é bem simples (ah, mas que atire a primeira pedra quem nunca sofreu um nó confuso na cabeça por causa dessas duas palavrinhas tão parecidas); primeiramente quando é ciúme, a gente quer o que é nosso apenas para nós mesmos. A inveja é parecida, só que queremos ter o que é dos outros, tanto um objeto, uma fortuna, um bem, uma pessoa ou até ser elas mesmas! Credo, que falta de compaixão hein, meu querido(a)!

Também não é difícil encontrar uma pessoa invejosa pelos cantos: o que é dos outros nos chama a atenção e atrai de um jeito louco, às vezes, não é? É tão imensa a vontade que chegamos! Como eu disse no segundo parágrafo, a desejar o mal a quem invejamos. Usamos nossa ganância para roubá-la, imitá-la ou qualquer outra ação do tipo. Por fim, fazendo isso, acabamos nem nos dando conta que perdemos totalmente o valor que tínhamos por nós mesmos. E o pior: que só conseguimos ser felizes cutucando e bisbilhotando o próximo.
Lógico, não pense que ciúme seja só mil maravilhas; aquele pequeninho, básico que todo mundo tem até que passa, porém se o ciúme se transforma em algo fora de controle, a todo tempo e instante, acabando por tornar-se um problema sério. Consequências? Perder nossos amigos, pessoas que amamos, brigas e discussões, muitas.
E aí, tem algum ciumento ou invejoso lendo este artigo? Então meu anjo, passe a pensar que sendo assim, como disse e vou repetir, você está tendo uma falta de respeito enorme consigo mesmo. Deixe isso para lá, pense que muitos possam te invejar também. E para a galera do ciuminho, podem até continuar assim, mas bem pouquinho hein, (pode ler de novo pra gravar) senão pessoas legais vão se afastar, acredite! Ciúme e inveja, ninguém merece!

Por Nathalia Maynart Cadó

Comente, participe!!!

3 comentários:

  1. Um sábio amigo sempre me disse que o invejoso quando se sente frustrado por não entender o porquê que a outra pessoa brilha mais que ele, começa a tramar perseguições, sente ódio da pessoa sem motivo algum. São sinais típico de um invejoso.
    E gritam dizendo que não,e desdenham tudo da pessoa que o afeta lhe dando apelidinhos, praticando malidiscência.
    Na minha opinião a peste da humanidade e mais perigosa de todas é realmente a inveja.
    Apagar o brilho alheio á força.
    Ter que ser forte para encarar umas pessoas assim.
    Eu quando deparo com alguns, corro atrás de arruda, oro/rezo, peço que Deus abençoe mto a pessoa e a ilumine. Não demora muito, o coração do invejoso se apascenta.
    -
    Gostei. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. olá gaucho
    bah isto da todo credito a maxima
    de q quando estamos sozinhas
    nem o mendigo da esquina nos olha
    mas basta tu arrumar um namoradinhuuu
    q a machaiada cai em cima
    nunca tinha associado inveja a ciumes
    mas tuas palavras tem toda logica
    eu num sou do tipo doida varida
    sou de boa ate demais
    e isso sempre coloca em pauta em meus relacionamentos a grande maxima É TU NAUM ME AMA MESMO... ta vendo depois vcs falam q nos mulheres q somos complicadas kkkkkkkkk

    bjim guri

    ResponderExcluir
  3. Sou ciumenta e invejosa...acho mesmo triste esta minha descrição, mas é assim que me sinto.
    Não consigo suportar a amizade do meu namorado com a ex, toda a cumplicidade, todo o sucesso e sorte que ela tem (emprego, casa, carro....)
    Não quero nada em concreto pr mim, nem desejo mal a ninguem...apenas não consigo suportar...
    Sinto uma angústia imensa e uma grande dor no peito...sei que pode, e deve ser, o fim da minha relação; e o pior é que tenho consciência que tudo depende de mim e da confiança que deposito ou não no meu namorado, apesar de gostar muito dele, de termos muito em comum e muito para dar certo... =(

    Abr*

    ResponderExcluir