terça-feira, 7 de dezembro de 2010

VIOLÊNCIA INATA



Nascemos com um potencial violento, mas vamos burilando esse potencial conforme somos cuidados por nossos pais, conforme vamos entrando em contato com o mundo. Há muitos estudos, muitas pesquisas que tratam desse assunto tão importante e que tem a ver com nosso processo evolutivo. Nossa trajetória deve ter um norte: ajudar todos para melhor cuidarem de suas crianças, e que a pacificação que tanto almejamos se concretize.

Percebe-se que, quando as pessoas falam sobre paz, o fazem pensando que ela deve ser promovida pelos outros, esquecendo-se que com nossas atitudes, as mais simples, conseguimos influir na vida de todos, e, exagerando, na vida de todo mundo, e, exagerando mais, de todo o planeta. Ficamos muito tristes quando somos alvo de agressão, isso nos derruba e provoca uma desesperança, para logo em seguida pensar em quanto já agredi sem perceber, sem me dar conta.

A pior agressão é aquela deliberada, que acontece por pura intenção e é fruto de planejamento minucioso, para que a ferida provocada seja dolorosa. Há feridas que já foram abertas há tempo e que, com muito custo foram curadas, mas os agressores covardes primam por reabrí-las, numa demonstração de que estão em um estágio evolutivo muito rudimentar, próximo ao estado instintivo. Triste encontrar esse tipo de pessoa cruel e insensível, que finge muito bem, mas que esconde seu potencial violento para colocá-lo para fora ao menor movimento de quem não lhe agrada, ou de quem o contraria. Às vezes, não dá tempo de reparar os estragos causados, assim como, às vezes, o agressor passa a ser alvo de revide, mas, acredito que o pior seja conviver com o monstro interior, aquele que se agiganta e destrói por dentro seu hospedeiro, tornando-o infeliz e só. Eu hein! Quero mais é ser feliz e aproveitar a vida sem ter inveja de ninguém. Isso sim é que é bom!

Por Sueli G. Frosi.

Comente aqui ou no dihitt.

Um comentário:

  1. A verdade é que a violência se tornou um grande mau para a sociedade, se não for controlada pode comprometer muito o futuro e o bem estar do ser humano.
    Excelente post,
    abraços,
    Vitor.

    ResponderExcluir