quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Uma triste profecia...



Estamos chegando a mais um final de ano. Junto com essa transição anual vem o feriado do dia primeiro de janeiro. Nesses dias, como geralmente acontece nos demais feriados do ano (ainda mais, quando é próximo do fim de semana), existe um grande deslocamento de pessoas para os mais diversos cantos do país em função das comemorações, encontro com familiares, amigos e etc. Em contraposição a esta alegria, nessas épocas de feriado, nosso país vem sendo marcado por uma profecia que não costuma falhar. Eu gostaria de não mencioná-la, mas, por mais triste que seja, sinto que é o momento de anunciá-la: "Ao fim do feriado de Ano-novo, muitas pessoas terão perdido suas vidas em algum acidente de trânsito".
É triste, eu sei! E não pensem que estou livre desta profecia. Ela vale para todos nós. Tenho reparado que a cada feriadão que passa, os meios de comunicação anunciam o número de mortes que ocorreram no trânsito. Não recordo de ter acontecido algum feriadão em que não fosse pronunciada essa notícia.
Percebo, também, que algumas pessoas atribuem a responsabilidade, pelas fatalidades do trânsito, ao destino: "Ah... aquele jovem morreu porque já era a sua hora". Não! Não acredito nisso! O que pode ter ocorrido foi o fato de que o respectivo jovem foi imprudente, ou o outro condutor cometeu a imprudência, ou até alguma falha mecânica de alguma das partes. Mas morrer porque já está na hora, isso não. A morte não se preocupa com o "relógio"; ela chega como um ladrão. Está sempre à espreita, esperando que algo aconteça para levar alguém. Portanto, qualquer hora pode ser "a hora" da morte chegar.
Escrevo esta reflexão para que possamos pensar em conjunto. Trago este pensamento para que possamos evitar que esta profecia se concretize neste Réveillon que se aproxima. Que cada pessoa possa parar por um momento e refletir sobre a sua vida: que pense na sua família, nos seus amigos, que pense em si mesmo. Será que desejamos, no dia 2 de janeiro, estar em um cemitério velando o corpo de alguém que amamos, ou sendo velado por nossos amigos? E avançando um pouco mais na reflexão: será que gostaríamos que alguma família estivesse sofrendo a dor da morte de alguém que ama por imprudência nossa?
Vou deixando aqui esta reflexão. Peço desculpas se fui muito duro nas palavras, mas acredito que estou transmitindo-as a tempo de evitar alguma tragédia. A morte no trânsito, por mais que esteja anunciada, pode muito bem ser evitada se agirmos no coletivo. Não acredito no destino pré-determinado, pois vejo que o destino refere-se àquilo que fazemos com a nossa vida, ou o que algumas pessoas acabam fazendo com ela. Mas, se cada um agir com prudência, seguindo as leis do trânsito, tenho a esperança de que poderemos ter o primeiro Réveillon da história do Brasil, sem mortes no trânsito. Se isto realmente acontecer, aí sim, acredito que todos poderemos comemorar um Feliz 2011!


Por Jorge da Cunha Dutra.

2 comentários:

  1. Willian,
    otimo teu post!
    a imprudencia no trasnito é realmente a mior responsável por perdas de muitas vidas.
    as pessoas acham que não irá acontecer com elas;
    é sempre a mesma história, (eu dirijo melhor quando bebo! - que nada são só 2 hs não da para dormir! - meu pneu dura mais uns 2 anos!) e por ai vai
    Uma vez cometi a imprudencia de resolver vltar da praia para SP, num final de tarde de Sol escaldante, todos cansados; achei que não tinha problema, e me propus a dirigir; mas no meio da Rod. doa Imigrantes, quase dormi no volante, ainda bem q o trasnito estava lento e só ouve um incostão no outro carro, não causou prejuizo a ningém!
    Mas depois disso só dirijo se estiver 100%.

    bjus!

    ResponderExcluir
  2. Tem toda a razão, porém, discordo num ponto: tudo o que é proibido, faz com que as pessoas( inconsequentes) tenham um ânimo a mais para descumprir. Já temos tantas "amarras" e, não é por ganhar uma multa ou perder pontos na carteira, que isso irá influenciar. O que vejo é apenas a ganância dos órgãos públicos responsáveis em arrecadar. Conscientizar? Se eles não tem consciência, como fazer com que outros tenham?
    Bom 2011.

    ResponderExcluir