segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

SOBRE JULGAR OS OUTROS...



Todo ser humano desde seu nascimento faz julgamentos, isso é fato. Porém com o passar dos anos esses julgamentos que eram instintivos começam a ser reflexivos, ou seja, sofrem influência de aspectos relativos ao meio em que vive, as práticas culturais e sociais a qual está inserido. Contudo, a partir do momento em que recebe estas influências e as processa a partir de referenciais adquiridos em seu convívio diário, pode acabar recebendo informações tendenciosas que possivelmente possam distorcer a realidade e terminar por aliená-lo, fazendo com que julgue alguns fatos de acordo com o que considera normal dentro de seus referencias ideológicos, sejam eles próprios ou sugestionados. E é a partir daí que nascem os preconceitos, as discriminações e a repulsa ao diferente.

Nos dias de hoje devemos tomar cuidado com nossos julgamentos, com o mundo globalizado, nos chegam milhares de informação ao mesmo tempo, o que nos dá pouco tempo para processá-las, e estabelecer uma posição coerente a respeito delas. Outro ponto ao qual devemos nos cuidar refere-se às informações tendenciosas, que já saem de seu interlocutor visando à concordância de seus receptores. Existe ainda a questão da manipulação da informação, ou seja, órgãos ou pessoas que distorcem a realidade dos fatos, utilizando-se apenas de partículas da informação real para respaldar seu ponto de visto e influenciar outros a fazerem o mesmo.

Também se faz necessário lembrar-se das pessoas que julgam ser melhores que as outras, algo que pode ser considerado mítico, pois não existe e espera-se que nunca existam pessoas melhores que outras, somos iguais, apesar de muitos receberem tratamentos diferenciados, ainda pertencemos à mesma raça, constituídos da mesma matéria e tendo apenas como diferencial nossas capacidades, que ao contrario do que muitos pensam, não nos torna melhor que ninguém.

Assim sendo e na ausência de uma consciência coletiva a respeito da questão julgamento, devemos cada um de nós, policiarmos nossas atitudes para que possamos fazer nossos julgamentos da melhor forma possível, sem nos deixar levar por influências alheias, assim como de manipulações midiáticas que em muito distorcem a realidade. Já nos é incomodo demais saber que nossos julgamentos são sempre impregnados por elementos de nossa vida cotidiana, e que nunca estaremos livres disso, pois como seres humanos que somos, acabamos por ser passiveis de influências do meio em que vivemos sobre nossas atitudes, seja direta ou indiretamente.

By: Rivaldo Yagi

3 comentários:

  1. Querido Amigo William,

    Como dizem enquanto apontamos o dedo para alguém tem outros que apontam para nós.
    O mundo é cheio de preconceitos e por isso mesmo que as vezes surgem duplas interpretações,cada um recebe de uma forma cada situação,influenciado ou não pelo meio onde vive.
    O que podemos tomar isso como reflexão hoje podemos está a julgar amanhã seremos julgados.

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com voce, não gosto de falar sobre fatos que não tenho como provar. Além do mais, falar das pessoas pode ser algo desastroso, quem não estamos vendo com bons olhos pode estar passando por situação delicada que na verdade precisava de apoio. Eu já vi isso acontecer, o que me ensinou a não julgar e não ficar dando todos os creditos ao que dizem. Há muita maldade no mundo, sempre tem alguem tentando pegar uma fraqueza de outro para derrota-lo, mesmo que seja algo insano.

    ResponderExcluir
  3. Os julgadores, geralmente são os mais hipócritas, fazem por inveja, despeito, incompetência, eu que o diga ufa!
    Abraços forte

    ResponderExcluir