quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ser amigo ou estar amigo



Há muito, diz-se que quando conhecemos alguém, depois de certo tempo, já consideramos essa amizade para sempre, e de fato tem que ser para sempre. Porém, antes disso parece que não enxergamos que essa amizade tem que passar primeiro por um processo de estar amigo, este que resulta num diagnóstico onde visitamos o amigo quase todo dia, depoimentos no orkut, telefonemas na madrugada, risadinhas debochadas. Uma maravilha. Melhores amigos já. Mas num dia qualquer uma primeira decepção bate na porta de sua amizade, você e seu “melhor amigo” discutem, mas como isso é normal numa amizade, você pensa que esse sentimento ruim logo, logo passará, porém, só o tempo passa e você percebe que entre vocês se criou uma barreira e aquela amizade maravilhosa vai para o ralo. Você nem faz questão de resgatá-la, pois não admite o erro do outro. Isso é estar amigo, é viver intensamente uma amizade com alguém por algum tempo e, quando Deus nos aplica uma prova para ver se todo esse carinho é verdadeiro, parece que nem se conhecem, pois nem sentem a falta um do outro. Mas caso você sinta a falta do outro, há a necessidade de perdoar e esquecer o que aconteceu, vocês passam para uma próxima fase que eu chamo de ser amigo.

O ser amigo é você brigar, diariamente, com quem você ama por causa de futebol, de um ciúmes bobo, por deixar no vácuo uma conversa no MSN, por causa de uma preguiça, sair bufando, xingando e chegar em casa, telefonar para esta pessoa e convidá-la para ir comer um xis salada e rir da briga de vocês com a boca toda suja de maionese. Ser amigo é inventar de ir ao Carnaval no Cassino à 1h da madrugada, furar o pneu na estrada escura e voltarem para cidade à procura de um borracheiro 24 horas, sendo que um tem que vir a pé. Ser amigo é quando bater a saudade e você telefonar para esta pessoa e quando o celular está desligado, não desistir, e sim ir atrás dela. Ser amigo é passar cola durante a prova, mesmo que esteja escrito “não tenho certeza se é essa” no canto do papelzinho, mas só para dar confiança. É dizer eu te amo sem medo de ser mal interpretado. É dizer não. É dizer sim. Enfim, o melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas sim aquele em que cada um aprende a conviver com o defeito dos outros e admirar suas qualidades. Isso é ser amigo.

Eu, particularmente, muitas vezes, já empaquei e não saí do estar amigo, na qual uma pequena desavença fizesse com que aquela pessoa que eu pensava que era perfeita se tornasse simples para mim mais uma pessoa comum. Mas eu vivo também o ser amigo com muitas pessoas, e amo brigar com elas e saber que nem preciso me preocupar porque sei que no dia seguinte eu estarei rindo com ela e falando “lembra daquela vez ? ”.

“Amizade só se pode considerar verdadeira depois da primeira briga”.

- Dedicado a todos os meus verdadeiros amigos.

Por Douglas Pinheiro Caumo.

Comente, participe!!!

2 comentários:

  1. muito bom...sabe eu tenho todos mus amigos de infancia e adolescencia guardados em meu coração, mas alguns eu perdi em nome do poder, de estarem um pouco mais bem sucedidos etc...e confesso isso me deixa chateada..mas eu ainda os guardo no meu coraçao com muitas saudades!!!
    Seu texto e muito bom mesmo..
    PARABENS!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca briguei com nenhuma pessoa amiga.
    Contudo, recentemente, andei separando o joio do trigo, pq aprendi o que é ser amigo e estar amigo.

    Beijos e FELIZ NATAL E ANO NOVO!

    ResponderExcluir