quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Qual é a escola ideal para meu filho?



Chega fim de ano, mais um ano escolar que acaba. O boletim final nos é apresentado pelos nossos rebentos. Alegria ou decepção. Outras vezes fica a pergunta: Será que está na escola certa?
Existem vários tipos de pais. Aqueles que acreditam piamente que qualquer decisão que eles tomem pelo seu filho é a certa. Outros que sempre ficam na dúvida e vão atrás da opinião de alguém que “sabe mais”. Alguns até não sabem o nome da escola do filho, é problema do conjugue que tem a custódia, somente está preocupado com a mensalidade. Também há aqueles que fazem a escola junto com os filhos, sempre estão atentos a qualquer problema e evitam que o filho sofra qualquer constrangimento. Enfim, somos diferentes, famílias diversas, situações complexas, decisões particulares.
Já falei várias vezes que não sou especialista em nada. Somente posso falar com a experiência própria de quem teve seis filhos, e agora lida com seis netos, além de aproximadamente mil alunos por ano. Pelos frutos conhecerás a árvore, assim diz a Bíblia, noutras palavras, saberás quem são os pais pelos filhos. Nem sempre é assim, há exceções, mas em geral a vida nos confirma esta verdade. Quando vejo meus filhos ou meus netos agindo de uma maneira que não gosto, antes de falar, dou uma olhada no meu coração e no meu passado e descubro que somente estão copiando alguma coisa que aprenderam com sua mãe ou comigo. Então os disciplinamos porque não queremos que tenham os mesmos problemas que já tivemos.
Qual é a melhor escola para nossos filhos? A primeira é nosso lar, onde aprenderam a ser educados e respeitar o próximo. Também aprenderam a ter motivação própria e vontade de aprender, curiosidade e capacidade de assombro. A segunda melhor escola é aquela que possamos pagar e tenha bons professores. A segunda escola é igual à primeira (nosso lar), não interessa se é moderna ou antiga, se tem instalações de primeiro ou terceiro mundo. Os pais, igual aos professores devem ter vocação para o que fazem. Há pais e professores que estão na profissão errada, mas há muitos pais e professores muito bem intencionados querendo dar o melhor de si. O que falta é que deixemos de ver o marketing das embalagens e vejamos o conteúdo real do produto que compramos quando escolhemos a escola para nossos filhos. Procuremos uma escola que tenha professores que tenham crescido com ela, falemos com eles, conheçamos aqueles que passarão sete horas por dia com nossos filhos. Isso é o principal, depois veja as instalações. Uma vez, um amigo médico me disse: Deus queira que quando necessite de um médico, ele se interesse pelo seu problema. Grande verdade. Parafraseando-o digo: Quando procure uma escola para seu filho, procure uma na qual os professores se preocupem e interessem pelo seu filho.


Por Ricardo Irigoyen. tatirigoyen@yahoo.com.br

Comente, participe!

2 comentários:

  1. Serei curto e rasteiro; É aquela que a criança tem em casa, os pais, se forem bons educadores tudo vai se não.....
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião é a escola dominical,
    ensina o seu filho no caminho que deve andar,
    mesmo que cresça não se desviará dele.

    ResponderExcluir