sábado, 11 de dezembro de 2010

Pobre mundo


Pelas manchetes que assinalam o Brasil entre os três países que alcançaram maior evolução no setor da educação, na última década, pode-se imaginar o que está ocorrendo no resto do mundo. Talvez as estatísticas possam ter sido elaboradas com utilização de dados colhidos em escolas pré-selecionadas da rede particular, onde existe metodologia de ensino diferenciada. Caso contrário, teremos que concordar que o mundo está muito abaixo da crítica no que diz respeito à educação.

Somente no investimento por aluno, pode-se observar que, enquanto o Brasil gasta em média R$ 2 mil/ano por aluno, a China, com exemplo, investe mais de R$ 10 mil, além de melhor qualificar seus professores. Os mais antigos, que hoje observam o que é ministrado aos filhos e aos netos, mostram-se preocupados com o ensino no Brasil. Naquela época, através do b-o + l-a é igual a bola, que era ensinado pelas professoras das séries iniciais, o aluno assimilava e partia para as séries seguintes com base forte de conhecimento. Hoje o aluno, muitas vezes, escreve, mas nem sempre consegue ler o que escreveu. Falha de métodos?

Não se pode tecer críticas aos quadros do magistério, pois esses mestres, em sua grande maioria, também correm atrás da máquina, mal remunerados e sem maiores perspectivas de qualificação para que possam passar aos alunos um trabalho melhor embasado.

Quantos professores são obrigados a ensinar em duas ou três escolas para se autossustentar? Diante de fatos assim é que, concluído o Ensino Médio, aquele jovem que busca a continuidade, querendo atingir os bancos universitários, é obrigado a buscar os cursinhos de preparação, que surgiram e proliferaram pela falta de qualidade do ensino primário.

Se o Brasil, como diz o noticiário, está incluído entre os que se destacaram na educação, nesta década, pobre o mundo que vivemos.


Por Moacir Rodrigues.

O Prof. Moacir tem toda razão. O que você acha disso? Comente, deixe sua opinião...

5 comentários:

  1. Você disse tudo numa só frase,
    investimento por aluno,
    Não tem como obter educação de qualidade num pais que investe mais num Preso do que num Estudante!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Marivan, a política de gastos do governo deveria ser re-analisada.
    Excelente post,
    abraços,
    Vitor.

    ResponderExcluir
  3. Amigo!
    Quando os poderosos enxergarem que a educação engrandece o homem, e os faz melhor.
    Com certeza tudo será melhor!
    Enquanto isso devemos lutar!
    Parabéns pelo post!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. É enquanto o pessoal de colarnho branco não se mexer para poder reavaliar os conceitos quanto a educação a tendência é piorar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  5. Será que só eu moro no Brasil?????É evidente que o governo não tá nem ai para a educação do povo.Povo que não conhece seus direitos não tem como cobra_los.
    Um abraço.

    ResponderExcluir