sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A lei do Amor







Conta a história, que o físico alemão Albert Einstein, sempre que podia ensinava gratuitamente matemática a uma menininha. Seus amigos indignados com este gesto, resolveram indagar Einstein sobre o motivo de tal caridade; a resposta do gênio da física foi a seguinte: “ Vocês não sabem as perguntas extraordinárias que ela me faz”.


Einstein tem razão, as crianças fazem mesmo perguntas fabulosas; dia desses, estávamos eu e meus filhos vendo os enfeites de natal pelas ruas da cidade, deparamo-nos com um sobrado, que tinha um pequeno papai Noel pendurado por uma corda em sua sacada. Num desses momentos dignos de se parar o tempo, o meu pequeno de 4 anos fez-me a seguinte pergunta: “papai...aquele papai Noel, esta descendo ou esta subindo?” . Para a resposta recorri ao brilhantismo intelectual que nós adultos possuímos e disse com a mais absoluta certeza que ele estava descendo. Logo em seguida veio a segunda e desconcertante pergunta: “como você sabe?”


Na maioria das vezes achamos mesmo que temos o devido conhecimento das coisas, acreditamos que sempre temos as respostas para as coisas complexas. Mas nunca nos atentamos para as coisas simples do nosso cotidiano. Por exemplo, nunca nos perguntamos como uma lâmpada acende ou ainda como um carro pode andar. Talvez seja a nossa rigidez mental que nos impede de ver as coisas simples e não notamos sequer às mudanças que acontecem ao nosso redor. Oportunamente devemos salientar que muitos de nós, de alguma forma, ainda persistem e são resistentes às mudanças, apenas e tão somente por medo. Mas caso você seja uma delas, não se desespere e saiba que mudanças são coisas naturais. Pois, estamos em constante mudança. Agora mesmo, caro leitor, mesmo sem você notar, seu corpo esta num estado acelerado de envelhecimento, seu corpo esta num processo de mudanças, há células mortas cedendo lugar às novas, regenerando seus tecidos e músculos, neste instante há muitos combates de glóbulos brancos contra os invasores invisíveis, há a locomoção imperceptível e incessante de seu sangue pelas suas veias, fazendo com que todos os seus órgãos estejam em perfeito equilíbrio; agora mesmo há explosões de hormônios, há a transformações e a troca dos gases que respiramos. Todo o universo esta em constante mudança, transformando-se sempre, conforme a lei do criador.


Realmente, nós seres humanos não damos valor às pequenas transformações que ocorrem no universo como um todo e assim não notamos que são essas mudanças que nos conectam. É a lei do criador, que chamaremos aqui de lei do amor, que realinha todos os átomos existentes no cosmos.


Quando não percebemos essa mudança e quando não nos transformamos; Deus nos oferece alguns exemplos que nos impulsionam, nos despertam e nos motivam a exercer nossa transformação mais intima; nossas transformações morais, que são imprescindíveis para nosso desenvolvimento intelectual, para nossa incessante evolução.


Vejamos alguns exemplos: Diferentes dos que se motivavam pela ganância desenfreada, Ghandi era motivado pela paz, ao contrario dos adeptos do luxo e riqueza, irmã Dulce motivava-se pelo amor ao próximo. Chico Xavier, jamais descansou antes de ver o sorriso no rosto alheio. Estas foram algumas das criaturas escolhidas para serem modelos, pois seguiam fielmente à lei do Amor.


Assim chegamos à conclusão de que para tudo há um por que, uma lei, ou seja, vivemos sob o domínio das leis: Lei de causa e efeito, lei de ação e reação, lei de necessidade e merecimento. Há também a lei dos homens (a qual obedecemos por medo das punições) que serve como regra para que se estabeleça a ordem e a organização na sociedade humana, adequando-se as necessidades e costumes de cada nação; e há também a lei cósmica do Amor, esta ultima por sua vez é diferente de todas as outras, pois foi instituída por nosso criador, para que se haja equilíbrio no universo.


Por vezes, nos conflitos diários acabamos nos perdemos nas dúvidas e nos entregamos às tarefas que temos que enfrentar, preferimos sempre a fáceis às difíceis. Assim deixamos de entender algo crucial, não existem tarefas fáceis ou difíceis, e sim simples ou complexas e o resultado de nosso julgamento sempre depende de nossa maturidade, de nossas experiências diante das necessidades que os afazeres nos trazem. Desta forma, por vezes o nosso preciosismo em nossas preocupações transformam soluções simples em um drama cinematográfico, um sofrimento épico sem igual, exigindo de nós muito mais que o necessário. E devemos sempre nos lembrar, que a vida tem a cor que os nossos olhos dão a ela.


Devemos velar por nossas necessidades de pensar e agir. Todos nos já passamos por momentos difíceis, indigestos e indesejáveis. Contudo, devemos entender que são estes momentos, mesmo que não os percebamos, que nos levam a mudar a forma de como vemos os nossos problemas e assim acrescentando muito à nossa felicidade.


Como dizia o brilhante conferencista Carlos Hilsdorf: “os problemas não existem, o que existe são as dificuldades.”


A lei do Amor é contraria às chagas morais. O amor é um fenômeno natural e um dia será tão fácil amar como respirar.


O amor é como um fogo sagrado e todos nós trazemos essa centelha em nossos corações, pois do amor decorrem todas as nossas virtudes. Alegria, paciência, desapego, humildade, respeito e perdão, são alguns dos frutos que colhemos com a lei do Amor.


Amar é abrir as portas de nossos corações, sem forçar quem quer que seja a passar por ela. Amar é mostrar caminhos dando sempre as oportunidades necessárias, pois o Amor nos ajuda a compreender e não se revoltar com as privações humanas.


Amigo , não deixe nunca de manifestar seu carinho e seu amor de forma clara, sem receio de ser mal interpretado. Abrace calorosamente a todos aqueles que você deseja demonstrar seu afeto e de uma chance à aquele que você julga não ser merecedor de sua afeição. E lembre-se sempre que o Amor é a semente do Cristo em nós.


Por Reginaldo Cordoa.


Gostou? Não? Comente mesmo assim. Abraços.

2 comentários:

  1. Belíssimas palavras, William. Se houvesse mais amor o mundo se tornaria magnífico. ótima postagem! abraços

    ResponderExcluir
  2. Um texto muito imaginativo, muito romântico e muito catequista. Pra quem gosta... é perfeito.

    ResponderExcluir