quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Endividamento da população preocupa Ministério da Justiça



Mais de 30 milhões de pessoas chegaram à classe média nos últimos anos, o que fez também crescer os índices de superendividamento
O superendividamento da população é um tema que preocupa o Ministério da Justiça. "Queremos transparência e informação ao consumidor e há setores que nos preocupam", disse o ministro Luiz Paulo Barreto. Para ele, a situação ganhou mais importância com a chegada de cerca de 30 milhões de pessoas à classe média nos últimos anos. "Ninguém ganha com o superendividamento dos consumidores", avaliou.

Para evitar problemas no futuro, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, firmou um convênio hoje com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que haja troca de informações e aprimoramento de atividades regulatórias, de fiscalização e de educação de investidores. "Esta é uma preocupação preventiva", resumiu Barreto. Isso porque, segundo ele, muitos dos que têm ingressado no mundo do consumo não conhecem ainda "as regras do jogo".

Para Barreto, é preciso que o cliente saiba claramente o quanto paga por um determinado produto comprado a prazo e qual é a fatia da taxa de juros. Também é preciso enfatizar a esse consumidor, de acordo com ele, a possibilidade de se fazer poupança para adquirir um bem, no futuro, com pagamento à vista e solicitar desconto.

As avaliações do ministro vêm justamente no dia em que o jornal Financial Times publica uma matéria enfatizando que o "boom" de crédito pode trazer problemas para o Brasil. De acordo com a publicação a fatia de crédito estava em 22% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2002; hoje está em 47% e a expectativa é a de que o porcentual possa chegar a 60% do PIB. Nas economias desenvolvidas alcança até 100%.

O periódico ressalta que, além da velocidade desse crescimento, falta educação financeira e experiência no uso de novos instrumentos. O FT enfatiza ainda a rápida expansão do mercado de cartão de crédito, que passou de 28 milhões de unidades no Brasil em 2000 para 153 milhões, este ano.


Fonte; Ministério da Justiça.

Que grande novidade! O governo e empresários tem grande culpa nisso tudo. Comente, deixe sua opinião.

3 comentários:

  1. William querido!
    O povo só se endividando,isso esta se tornando uma doença, não compro com cartão,e tenho,mas não compro,não faço crediário nem que a vaca vire boi,de jeito nenhum,eu junto dinheiro e depois eu compro. Já fiquei endividada e é horrível,e os cobradores de cartão de crédito,nossa ligam para sua casa até não querer mais,aí resolvi paguei todas as minhas divídas e não compro mais,só se eu estiver com o dinheiro todinho nas minhas mãos,e ainda eu choro o desconto e ando,aprendi que dinheiro não cai do céu.
    Parabéns pelo post e pelo alerta!
    Bjos querido!

    ResponderExcluir
  2. É o consumismo,
    o povo mete a cara nas compras parceladas e acaba virando uma bola de neve,
    muitos compram por puro impulso, quando o arrependimento vem já é tarde,
    é caso de psiquiatra!!!
    valeu pela divulgação,
    abçs
    Marivan

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. Textos interessantes e bem escritos. Convido-te a visitar o meu blog. http;/seligapa.blogspot.com. Abraço. Fábio

    ResponderExcluir