sábado, 1 de janeiro de 2011

DESEJO MEUS DESEJOS ...



Tenho pensado em meus desejos para um novo ano. Queria algo novo, original. É preciso desejar ter desejos. E mais, que nossos desejos e escolhas realmente sejam nossos, algo difícil num mundo globalizado.

Quero uma paz diferente, irrestrita, incondicional, isenta de negociatas e chantagens. Minha paz tem uma alvura além das pombas pintadas de aurora. A paz dos recém-nascidos me serve, por exemplo. A paz do orvalho, também aceito. Quem sabe a paz dos presépios e das pétalas.

Não me interessa a paz da ONU, ou a acordada entre árabes e judeus. Definitivamente, não me serve a paz sustentada pelo medo.
Quanto ao amor, quero-o singelo. Nada do amor das novelas ou o desesperado dos filmes. Que continue o amor despojado da mulher amada, seu café batido quando acordo, seu olhar cuidadoso para a combinação das meias, sua ternura e silêncio quando estou preocupado, sua respeitosa distância quando me calo. Desejo prosseguir sorvendo seu amor/confiança, e seu amor/paciência. Desejo um ano inteiro do amor feito na cama e nas ruas. Importantíssimo é o amor administrado na economia dos desejos, quando o orçamento não alcança os sonhos nascidos.

Se eu desejar alegria, nunca, jamais será a dos bêbados. Será a da corruíra fazendo seu ninho no limiar da primavera. É alegria de coisas pequenas, a pena para o ninho, por exemplo. Não há ninho que mereça esse nome se não tiver uma pena. Ajeitar penas no ninho é um modo lírico de sublimá-las.

Se eu desejar a alegria, não será a dos bobos da corte, a dos programas de humor, nem a do ridículo dos outros. A alegria que desejo não é a da gargalhada, mas a do sorriso; não é a da festa, mas a da ceia. Minha alegria é a do ancião, alegria destelhada. Nada pode ser perdido quando os bens acumulados estão aonde a chuva não chega. Deixo a chuva cair sem medo sobre a minha alegria.

E a felicidade? Difícil descrevê-la quando o paradigma é o exposto nos intervalos de programas de TV. Todo mundo abarrotado de coisas sempre inventadas novas e diferentes. Um automóvel com um design futurista, um celular com função inédita, um móvel alienígena, uma roupa com tecido mais suave. Minha felicidade tem a ver com a das mães que reencontram um filho há anos roubado, com a do filho beijando a mãe desconhecida, com a dos parentes recebendo na varanda um familiar seqüestrado, com a de alguém vivo depois de um acidente, como a de quem desperta de um longo coma. Essa felicidade pode ser fabricada e está acessível a todos.

Tenho muitos outros desejos próprios, imensos demais para o papel. Prefiro poupar árvores. Aliás, pensando em árvores, desejo uma natureza cuidada com o zelo dos amantes.
Por fim, desejo não perder a esperança, apesar de andar sempre distraído.

Cada um com seu desejo novo desejemos juntos. Quem sabe, desta vez, os desejos se tornem realidade.


Por Pablo Moreno.

Comente aqui ou no dihitt

3 comentários:

  1. oi amigo, realmente é por aí....também tenho desejos que fazem parte do meu eu, mas, precisamos em algum momento globalizar ....
    abs e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  2. É, nem pra ter desejos somos mais originais, se pasteurizou até isso.

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    Pois é. Na verdade, eu não sou alegre não. Mas sou feliz a maior parte do tempo. E em 2011, serei muito mais. Porque 2010 foi o pior ano até então.
    E ontem, eu só fiquei descontraida, porque tomei uma cerveja. Não sei o que, me deu uma tristezinha...Acho que poq o inicio de 2010 foi triste.

    Gostei de seu post.

    Lena

    ResponderExcluir