quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Aniversário de morte do pai do Sadismo



Hoje é 2 de dezembro de 2010, o 336º dia do ano, faltando apenas 29 para acabar 2010. E na data de hoje, completa 196 anos da morte do escritor que originou o termo médico sadismo, o francês Donatien Alphonse François de Sade, mais conhecido como Marquês de Sade.

Marquês de Sade nasceu em Paris, em 2 de junho de 1740, morrendo em Saint-Maurice, em 2 de dezembro de 1814. Ele um aristocrata e escritor libertino. Muitas das suas obras foram escritas enquanto estava na Prisão da Bastilha, encarcerado diversas vezes, inclusive por Napoleão Bonaparte.

De seu nome surge o termo médico sadismo, que define a perversão sexual de ter prazer na dor física ou moral do parceiro ou parceiros. Foi perseguido tanto pela monarquia (Antigo Regime) como pelos revolucionários vitoriosos de 1789 e depois por Napoleão.

Além de escritor e dramaturgo, foi também filósofo de ideias originais, baseadas no materialismo do século das luzes e dos enciclopedistas. Sade era adepto do ateísmo e era caracterizado por fazer apologia ao crime (já que enfrentar a religião na época era um crime) e a afrontas à religião dominante, sendo, por isso, um dos principais autores libertinos - na concepção moderna do termo.

Em suas obras, Sade, como livre pensador, usava-se do grotesco para tecer suas críticas morais à sociedade urbana. Evidenciava, ao contrário de várias obras acerca da moralidade - como por exemplo o "Princípios da Moral e Legislação" de Jeremy Bentham - uma moralidade baseada em princípios contrários ao que os "bons costumes" da época aceitavam; moralidade essa que mostrava homens que sentiam prazer na dor dos demais e outras cenas, por vezes bizarras, que não estavam distantes da realidade.

Em seu romance 120 Dias de Sodoma, por exemplo, nobres devassos abusam de crianças raptadas encerrados num castelo de luxo, num clima de crescente violência, com coprofagia, mutilações e assassinatos - verdadeiro mergulho nos infernos.

Em 2000, foi lançado nos cinemas o filme feito sobre o autor e sobre a teoria de suas obras, Contos Proibidos do Marquês de Sade, do diretor Philip Kaufman. Sade morreu aos 74 anos, amado por duas mulheres, com quem planejava produzir peças teatrais pornográficas quando um dia saísse do hospício.

Fonte: Wikipédia

Você sabia disso? Comente, participe!!!

Um comentário: