quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Trincheiras da Vida



Trincheira é a palavra que denota as escavações lineares feitas no solo, normalmente utilizadas nas guerras. Não obstante as trincheiras existirem desde a antigüidade, foi com o advento da metralhadora que passaram a ter maior importância no mundo bélico.

As trincheiras não representam somente a marcação de um espaço dominado. Ao mesmo tempo em que traduzem um estado de defesa, se consubstanciam em ponto de partida para o ataque. De qualquer forma, não se faz uma trincheira à toa, para nada, no imobilismo ou inatividade. Onde há uma trincheira há mobilidade e dinamismo, mesmo num dos piores quadros criados pelos homens, que é a guerra.

Todo o início traz as marcas da sua trajetória. Eis aqui o início de uma jornada, que não pretende passar despercebida. Ao contrário. Trata-se de uma caminhada que busca instigar, acirrar, desacomodar, incitar e estimular reflexões sobre as mais diversas questões da contemporaneidade e do cotidiano. Se assim não fosse, não existiria razão de ser. Neste contexto, o comodismo é incômodo, como desconfortável deveria ser a contemplação inerte e irreflexiva dos acontecimentos do dia a dia.

A vida também possui as suas trincheiras. Melhor, não há existência sem trincheiras. Os diversos momentos da vida remetem a situações onde se deve demarcar uma posição conquistada, defendendo-a. Em outros períodos, deve-se partir para o ataque, conquistando novos espaços. Há, até mesmo, situações críticas em que se deve recuar, seja em definitivo, seja para se avançar no futuro.

A efemeridade da vida talvez seja o maior desafio enfrentado pelo ser humano. O peso de uma existência forjada por instantes fugazes. Um perpassar incontrolável e incessante da roda do tempo. Um sopro na eternidade do universo. Eis o paradoxo de uma finitude que se opõe a uma inextirpável e instintiva vontade de viver.

É diante desta transitoriedade intrínseca que repousa a necessidade de realizações. Irresignação, vontade, força, energia, inconformismo, eis algumas das virtudes necessárias, não somente para a análise e compreensão dos fenômenos atuais, mas também para a elaboração de novas concepções de mundo.

Neste espaço as trincheiras serão construídas com letras, idéias e convicções. É com este intuito que as palavras serão lapidadas e posições fortemente defendidas e atacadas. Sem maiores titubeios, muros ou omissões. Por ora, é isso, até mesmo porque se trata de um intróito, de um primeiro passo de uma jornada, que se espera longa e, no mínimo, instigante e perturbadora.

Por Giovani Corralo.

Comente o texto aqui ou no dihitt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário