segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Será que existe amizade no trabalho?



Conheço inúmeros casos de pessoas que achavam ter no colega de trabalho um grande amigo. Infelizmente, nos enganamos quando acreditamos que é possível ter amigos verdadeiros no trabalho. Você também já passou por essa decepção?

É muito comum as pessoas misturarem amizade dentro e fora do ambiente de trabalho. Até acho possível ter bom relacionamento com aquele colega que senta ao seu lado, mas será amizade verdadeira da porta pra fora (ou da porta pra dentro)? Conheço inúmeros casos de pessoas que achavam ter no colega de trabalho um grande amigo. Afinal, sempre que podiam estavam tomando chopp no final do expediente.

Mas a grande prova de fogo acontece quando se deixa de trabalhar junto, não se divide os mesmos problemas ou interesses. Você já percebeu que nessa hora muitos amigos se afastam? Dificilmente você é convidado depois para as festas de aniversário e, depois de algum tempo, nem ligação sua o antigo colega atende mais. Aí vem aquele sentimento de decepção: "Poxa, fulano era tão meu amigo e agora mal fala comigo. Até me bloqueou no MSN!"

Infelizmente, nos enganamos quando acreditamos que é possível ter amigos verdadeiros no trabalho. Quando você não interessa mais àquela pessoa, você acaba sendo descartado. E sabe por quê? Porque os colegas de trabalho não são seus amigos reais. A própria dinâmica do mundo corporativo exige que os relacionamentos sejam mais políticos e impessoais. Misturar as fichas nem sempre é um bom caminho.

É preciso tomar cuidado, sobretudo com o que você fala. Procure descobrir se aquele colega de trabalho é seu amigo de verdade. Quer alguns sinais? Observe se quando se sente ameçado seu "amigo" não puxa o tapete de quem está em volta. Perceba se só te convidam para almoçar se você for chefe ou se há sempre algum tipo de interesse envolvido.

Se você respondeu sim a algumas dessas perguntas certamente você ainda não encontrou um amigo no trabalho. Mas se nada disso faz parte do seu dia a dia, aí sim você deve ter descoberto um amigo de verdade!

Por Julio Sergio Cardozo.

Comente aqui ou use o dihitt.

2 comentários:

  1. Fazer amigo no trabalho é muito difícil, o que percebo é o fato de que talvez você encontre um amigo trabalhando no mesmo lugar que você, é diferente, já existe uma relação fora daquele ambiente. Caso contrário o relacionamento vai ser apenas profissional e um dia pode acabar facilmente.
    Excelente post,
    abraços,
    Vitor
    http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com

    ResponderExcluir