segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SENTIMENTO DE AMOR E VINGANÇA



Alimentar o sentimento de vingança certamente é ruim. O ódio produz uma enzima no sangue que nos prejudica emocionalmente. Mas, nossa natureza nos impele e faz sentir um gostinho quando podemos nos vingar. A vingança será doce, lenta e cruel. Será possível eliminar e passar por cima disso?
O mestre e o discípulo estavam caminhando e ouviram um gemido. Tratava-se de um homem ferido. Levaram-no para sua cabana. O trataram e após sete dias estava bom. Levantou, agradeceu e disse que precisava ir porque estava indo atrás do seu agressor, pois havia sido assaltado e machucado. Quero que meu agressor sinta a mesma ou mais dor que eu senti.
O mestre disse: Podes ir, faça o que quiseres, estamos em terra de homens livres e de bons costumes, porém preciso dizer-lhe que nos deve 2.500 moedas de ouro pelo tratamento. Mas como, o senhor sabe que sou um pobre trabalhador, não tenho este dinheiro.
E então o mestre disse: Se não podes pagar o bem que te fizeram, com que direito podes cobrar o mal que a ti fizeram? O homem ficou confuso e compreendeu que não adiantaria ir se vingar, mais tempo perderia, mais ódio acumularia e no final mais perigo correria.
Embora seja um desafio, a atitude de dominar o sentimento de vingança e substituir pelo sentimento de amor, de bondade deve ser o objetivo. Façamos assim e deixemos a lei da evolução cuidar se alguém merece castigo ou não.Afinal nos consideramos ou não seres nobres? Sejamos nobres.


Tudo é uma questão de atitude.

Comente, participe!

3 comentários:

  1. Nos acostumamos com a ideia de fazer justiça com as próprias mãos. Precisamos aprender a perdoar e a caminhar sem machucar ninguém, essas são coisas que deveriam ser essenciais em nossas vidas. Mas o sofrimento desperta audiência e só vemos desgraça por onde passamos.

    ResponderExcluir
  2. Esta frase aqui diz tudo:

    "Se não podes pagar o bem que te fizeram, com que direito podes cobrar o mal que a ti fizeram?"

    Nada mais a acrescentar!

    ResponderExcluir
  3. William,

    Conseguir ser desapegado a esse ponto de esquecer o "direito" que pensamos ter de nos vingar é uma grande meta pessoal de cada buscador da sabedoria e da harmonia.

    Como ainda não sou nenhum sábio, prefiro usar a tática (de comprovada eficiência) de pensar que o desejo de vingança é perda de tempo. Fazer o outro perder é ganhar o que?? Vamos reaver o que? A honra? Toda honra é passageira...pra mim existem trÊs honras que bastam na vida de alguém: nome limpo, trabalho e educação de valor dada aos filhos!

    Cada um no seu quadrado!

    Valeu!

    ResponderExcluir