terça-feira, 9 de novembro de 2010

Planejamento familiar


Planejamento familiar é o conjunto de ações que tem como objetivo auxiliar na saúde da mulher, da criança e na organização do número de filhos que se quer ter, proporcionando-os uma boa educação, conforto e adequadas condições sociais.
Para isso, a Constituição Federal Brasileira desenvolveu a lei de número 9.263, em 12 de janeiro de 1996, que regulamentou o planejamento familiar.
Para informar a população sobre essa lei, o Ministério da Saúde, através de programas, divulga-a por todo o território nacional. Então, nas cidades brasileiras esse acompanhamento é realizado geralmente pelas Secretarias Municipais de Saúde, em postos de saúde e também pelos Hospitais Universitários.
Porém, planejar uma família não se reduz a uma obrigação ou à ética e à moral, mas envolve questões mais abrangentes, como o direito de escolha. Outros fatores são a falta de informação e o difícil acesso aos serviços de saúde, que podem impedir um bom programa familiar.
No entanto, sabe-se que a falta de um planejamento familiar pode desencadear uma qualidade de vida deficitária. Além disso, o não planejamento é prejudicial ao país, considerando o controle de natalidade, superpopulação e os limites do ambiente.
Outra consequência da falta de um planejamento familiar é o aborto. As mães que optam por esse método induzido, por não terem desejado ou não se sentirem preparadas para ter esse filho, traduzem a real necessidade de programar a família, sendo esse um método ilegal e mal visto pela igreja.
Todavia, em uma sociedade que presa a democracia e a liberdade de escolha; independente de mandamentos religiosos, da influência ao sexo liberal e seguro ou do uso de métodos contraceptivos, o planejamento do momento certo de iniciar uma família, está diretamente relacionado a valores, interesses, conhecimento, educação, planos e concepções do casal. Sendo assim, planejar é proporcionar uma melhor qualidade de vida ao novo ser, a nova família e ao país.


por Carolline Schnich, Gabriela Azambuja, Larissa Leão e Paola Marques. Alunas do 1º Ano Ensino Médio – Colégio Marista São Francisco.

Você concorda com as meninas? Deixe seu comentário aqui ou no dihitt.

Agregador e rede social

2 comentários:

  1. Pena que a cultura instituida ao povo é da bolsa tudo ai eles acham que o negócio é procriar. E Esquecem de que um planejamento é muito mais importante que o paternalismo existente por aqui, e vamos mais quatro anos nessa pouca vergonha.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Bacana teu blog
    Estou no seu rastro
    Abraço

    ResponderExcluir