terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pais e filhos combatendo as drogas



No relacionamento pais e filhos, o combate contra as drogas começa dentro do lar. Pais que têm vício e praticam perto de seus filhos, estão o conduzindo a ter o mesmo comportamento. Quando me refiro a vício, falo do álcool e até das drogas pesadas. Se você, pai ou mãe, está na sala de sua casa fazendo uso do tabaco, por exemplo, e seu filho se aproxima e pergunta: - é bom?
Qual seria a sua resposta, em meio a essa pergunta tão comprometedora?
Pesquisas têm comprovado, os pais que fazem uso
significativo de drogas como álcool, tranquilizantes, fumo e sedativos, terão filhos mais inclinados para o uso de drogas. Não podemos tapar o sol com a peneira. E de 3% a 5% de estudantes de nível colegial no Brasil já experimentou maconha, isso significa mais de um milhão de jovens.
Os pais usuários de drogas fazem muito mais do que gerar filhos tóxico-dependentes. É bom recordar que uma gestante que fuma 20 cigarros por dia está propensa a dar à luz a um filho de peso inferior ao normal e, no caso de drogas mais pesadas, pode acontecer de gerar filhos que, ao nascer, sofrem convulsões ou apresentam quadros de lesões neurológicas muito sérias.
Filhos que consomem drogas, muitas vezes, foram induzidos para esse consumo pela dependência alcoólica dos pais. Eles sofrem uma pré-disposição que contraíram no lar.
Um jovem usuário de drogas encontra em sua vida uma grande barreira para obter êxito em seus estudos ou qualquer ocupação manual ou intelectual.
Pais, sejam influência positiva na vida de seus filhos, pois dos lares pode estar saindo o ponto de partida para destruição de uma linda geração, geração esta que precisa da direção dos pais para uma vida bem sucedida e com inteligência para transformar uma nação. Cuide do ambiente de sua família, tenha amor a sua vida e ensine ao seu filho a amar a vida dele. O vício não escolhe classe social e muitos dos usuários vêm de famílias em que os pais não usaram drogas, o que pode acontecer, mas essa mesma família pode ser a alavanca para salvá-los.
Os pais precisam preparar os filhos para vida em sociedade, orientando, explicando sobre as consequências que um usuário de drogas sofre.
Outro cuidado que os pais devem ter é relativo ao crack, pois o seu uso é maior que o da cocaína, por ser barato. Seus efeitos duram menos e, por ser estimulante, ocasionam dependência física e morte por sua terrível ação no sistema nervoso central.
Observe seu filho com detalhes e zelo, hoje uma das situações que têm levado jovens a utilizar drogas são: influência de amigos, facilidade de acesso, curiosidade, desejo de fuga, dificuldade de enfrentar situações difíceis.
Pais, vamos combater as drogas com amor, diálogo e orientação tirando todas as dúvidas dos filhos!


Por Jaqueline Leandra. (inefrank@click21.com.br)

Comente este artigo. Participe desta luta!

5 comentários:

  1. Eu concordo em partes, mas com certeza pode provocar alguma influência.

    ResponderExcluir
  2. Amigo William,

    Um voto só é pouco pra uma postagem tão intensa e educativa como esta,
    abçs
    Marivan

    ResponderExcluir
  3. Oie meu lindo...acredito que os traficantes não destroem as vidas dos usuários, pq querendo ou não eles entram nesse mundo por livre e espontânea vontade, os traficantes destroem é a vida da família do usuário, destrói, como um rolo compressor...
    Um chero, ótima noite...

    khelen

    ResponderExcluir
  4. O exemplo vem dos pais e se o pai consome álcool, fumar cigarro e consome drogas ilícitas ta induzindo o filho ao mesmo caminho.

    Os pais deveriam saber de que todas as sua ações praticadas na frente do filho serve de como educação e comportamento. Tem que aprender a educar o filho e dar o exemplo.

    Com educação certa dos pais e a relação de pai filho acompanhada com amizade o seu filho vai longe e vai ter uma boa relação com seu filho.

    Apoio familiar e educação familiar princípios para seu filho não marginalizar ou procurar refugio nas drogas.

    Ótimo post bastante educativo!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, simples, objetivo e muito claro. Se os pais tiverem a consciência de que são pilares de referência na vida dos filhos, eles dimiuirão certamente a possibilidade dos filhos optarem por decisões destrutivas como as provocadas pelo uso de drogas, cada vez mais entre os jovens. Excelente escolha, como sempre, de texto para seu blogue. Beijos, B.B.

    ResponderExcluir