sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Novos Comportamentos



Tenho observado com atenção o movimento comportamental que ocorre no âmbito social, e conseqüentemente no mundo corporativo. As pessoas vivem suas vidas em ritmo cada vez mais acelerado, as exigências do mercado se tornam cada vez maiores, as exigências familiares também, pois hoje é normal que as crianças desde muito pequenas freqüentem a escola, curso de inglês, informática, natação, ballet e outras atividades que demandam uma maior atenção dos pais em relação às atividades dos filhos. Conseqüência deste mundo acelerado é a mudança de comportamento das pessoas no sentido da tolerância e do bom convívio com o outro, acabamos esquecendo, portanto que o meu limite vai até onde começa o do outro.

Conflitos
Abrimos espaço em nossas vidas para os conflitos. Hoje é comum ouvirmos falar constantemente sobre administrar conflitos, gerenciar conflitos, resolver conflitos, mas será que paramos para entender o porquê dos conflitos?

A administração de conflitos no trabalho tem uma característica muito interessante, não é ensinada na escola. No entanto, é capaz de ser uma habilidade básica para a sobrevivência profissional e tem que ser amplamente praticada. Os conflitos no trabalho ocorrem quando uma pessoa está sujeita a pressões ou expectativas muito elevadas ou inconsistentes ou ainda quando há um choque de personalidades.
Deveria fazer parte do arsenal de qualquer profissional saber lidar com conflitos. Qualquer profissional deve desenvolver a sua capacidade de entender a natureza dos conflitos e rapidamente estabelecer uma estratégia de solução, de maneira que não fiquem ressentimentos, nenhuma sensação de derrota e muito menos um mau ambiente de trabalho.

Os conflitos que deixam resquícios no ambiente do trabalho acabam interferindo e trazendo grandes prejuízos, aos envolvidos, à equipe e principalmente à própria empresa. Desta forma é fundamental que além de cada profissional possuir habilidades de resolver conflitos, o gestor ou líder de equipe tenha feeling e rapidamente funcione como mediador do conflito para que este não contamine todo o restante da equipe.

Administrando os Conflitos

Para por fim aos conflitos é necessário ter uma forte capacidade de negociar, de discutir a natureza do problema e não dos sentimentos envolvidos. Na resolução do conflito algumas ferramentas necessitam ser analisadas, desenvolvendo assim a chamada crítica construtiva.
Analise a situação, de modo a identificar o problema, assim como o que deve ser alterado e por que, determinar efeitos e objetivos, ajustar-se à receptividade, identificando se a pessoa e ser criticada está aberta a receber a crítica, o ambiente propicio torna-se fundamental para que a tentativa de resolução do conflito não caia por terra, a comunicação clara, objetiva, considerando os aspectos do saber ouvir, a linguagem corporal também são importantes na busca de solução do conflito. E principalmente a descrição do comportamento do que se deseja mudar, a descrição do comportamento desejado e as soluções que poderão ser buscadas conjuntamente são vitais para seguir adiante sem que a situação de conflito na empresa tome proporções pessoais.
Concentrar-se naquilo que se acha bom consiste em alterar mensagens negativas em positivas, pois nenhum comportamento pode ser modificado sem que antes as pessoas concordem com isso.

Porém devemos entender também que um pequeno conflito eventualmente acaba tornando-se positivo, pois algumas divergências trazem também a inovação, a melhoria, a vantagem competitiva e o debate de idéias. Assim, eliminar por completo os conflitos não deve ser o objetivo final das equipes.


Por Patrícia Barazetti.

Comente aqui ou no dihitt.

2 comentários:

  1. O mundo de hoje cada vez mais nos faz sermos competitivos. E onde há competição a conflitos de intereces. No ambiente corporativo pode de certa forma contribuir para melhorias na empresa, agora quando parte para o lado pessoal pode ser péssimo e gerar muitos prejuisos. Cabe a cada um de nós achar uma forma de melhor lidar com isso.
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Amigo William,
    Com Deus podemos vencer 'os leões diarios'
    abçs
    MARIVAN

    ResponderExcluir