quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Na Espanha, disputa é pela escolha do mais dorminhoco


Esparramados em sofás azuis turquesa, usando máscaras de dormir sobre os olhos, cinco participantes disputam o primeiro campeonato de "siesta" (sesta, o soninho depois do almoço), organizado desde o dia 14 de outubro em um shopping no sul de Madri. Após nove dias de competição, os organizadores vão anunciar sábado o vencedor que levará um cheque de mil euros e o título de campeão da soneca, atividade conhecida como esporte nacional na Espanha.
A dois dias do fim da competição, novos participantes continuam chegando ao centro comercial Islazul, onde foi instalado um estande com cinco sofás. Sob os olhares curiosos das pessoas do shopping, eles recebem pontos por "originalidade das roupas, do ronco e da postura", explicou Álvaro Vidal, porta-voz da Associação Nacional de Amigos da Sesta (ANAS). A ANAS, que criou o campeonato, acredita que "a modernização está contribuindo para o desaparecimento dessa tradição espanhola", declarou Vidal. Ele relembrou ainda que tirar uma soneca à tarde de vinte minutos todos os dias faz bem à saúde.
A competição vem mostrando um sucesso que ultrapassou as expectativas dos organizadores. "Em média, cinquenta pessoas por dia participaram" do campeonato, contou Vidal, que confessou ter tido medo de "os espanhóis estarem receosos de fazer papel de ridículos". Com o sucesso, a ANAS já está planejando futuras edições do campeonato, que poderão, espera Álvaro Vidal, ir além das fronteiras espanholas. (AFP)

Agencia Rio.

Vai lá no Linkesfera e vote neste post. www.linkesfera.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário