segunda-feira, 22 de novembro de 2010

MÍNIMO DO MÍNIMO...



Todos os anos quando ouço falar do salário mínimo surge dentro de mim uma grande quantidade de perguntas. Principalmente sobre o real significado da palavra mínimo.
Qual será o significado contextual político da palavra mínimo? Provavelmente estabelecer a condição mínima da relação entre alguém que ganha este valor comparado com os salários dos marajás do governo.
A Constituição fala que o governo exerce o poder em nome do povo, ou será à custa do povo?

Como é possível que se discuta um 50% de reajuste para os salários do governo e esteja fora de cogitação aumentar 10% para o mínimo? A matemática que aprendi no colégio deve estar errada, porque de acordo aos políticos 50% de R$ 20.000,00 é menos que 10% de R$ 500,00.

Outro exemplo do significado contextual da palavra mínimo é quando se fala de tempo de aposentadoria. Um político exerce seu mandato uma vez só e tem 100 % do seu salário pelo resto da vida, um trabalhador deve, pelo menos, trabalhar 35 anos para ter 80% do que ganha. A única explicação é que o mínimo do trabalhador é o resultado do máximo de esforço para o mínimo de recompensa, no caso dos políticos é justamente o inverso, o máximo de recompensa para o mínimo de esforço.
De certa forma entendo os políticos, servir ao povo deve ser um trabalho estressante. São poucas pessoas para atender e defender os interesses de milhões de cidadãos. Quando lemos nos jornais que no Rio de Janeiro morrem oito pessoas por dia por falta de leitos no CTI, e fazemos um cálculo de quantos deputados (estaduais e federais), vereadores, membros do executivo (estado e prefeituras), funcionários da saúde (municipal, estadual e federal), servidores públicos, membros do poder judiciário, defensoria pública, etc., se observa o esforço mínimo comparado às necessidades da população. Ou seja, no Rio temos um World Trade Center ao ano, 3.096 vítimas somente por falta de leitos nos CTI, e não acontece nada. O povo está tão acostumado a ser maltratado e desprezado pelos seus governantes que me faz lembrar ao holocausto provocado pelos nazistas. Imaginem quantas pessoas morrem por ano por causa das falhas no sistema de saúde no país. Caso isto não seja um genocídio, me expliquem, por favor, o verdadeiro significado desta palavra.

Minha proposta é alterar o significado no dicionário da palavra mínimo. Devemos colocar vários significados, mínimo político, mínimo trabalhador, mínimo esforço, mínimo cidadão, mínima remuneração.

Mínimo político: É o esforço do membro do governo em resolver os problemas da sua responsabilidade, sendo remunerado numa proporção inversamente proporcional ao esforço realizado.
Mínimo trabalhador: É a remuneração do trabalhador inversamente proporcional à sua produção.
Mínimo esforço: Dependerá da sua área de atuação, caso seja na política ou no funcionalismo público será suficiente para obter uma alta remuneração, no caso de ser um trabalhador terá como recompensa a demissão.
Mínimo cidadão: É aquele que sendo trabalhador pode exercer o mínimo de seus direitos, comparado com aqueles que os exercem totalmente.
Mínima remuneração: É a que recebe quem mais se esforça e produz mais comparada a quem recebe o máximo com a mínima produção e esforço.
Mínima educação: Tiririca, com uma mínima educação teve uma alta recompensa. Exemplo para motivar e incentivar nossos alunos a estudar.

Não sei o que você pensa. Mas tenho uma última pergunta: Você a que mínimo pertence?

Boa semana de Ricardo Irigoyen.


PS: Caso tenha outras sugestões de definições de mínimo, pode enviar para: tatirigoyen@yahoo.com.br

O que achou do texto? Participe!!!

3 comentários:

  1. Ótima e oportuna crônica, mas vale lembrar que quem elege os deputados somos nós, É necessário uma reforma política profunda, por exemplo:
    Fim do voto obrigatório.
    Pode ter certeza que se o voto não fosse obrigatório o Tiririca não teria tido 1,3 milhões de votos.

    ResponderExcluir
  2. William,
    ótimo o texto, exemplifica muito bem a desigualdade em nosso país; a indiferença dos governantes para com o povo.
    Infelizmente nossa gente ainda não aprendeu a votar e a considerar o caracter dos politicos.

    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Amigo William,
    realmente esse mundo está cheio de inversão de valores, se formos tentar entendes ficamos loucos,
    é como disse Jesus; dai a césar o que é de césar e dai a DEUS o que é de DEUS!!!
    Por isso o mundo jaz no maligno...
    abçs MARIVAN

    ResponderExcluir