domingo, 28 de novembro de 2010

A inveja e a indiferença: como diferenciá-las?



Recebi uma observação sobre o tema que já abordei anteriormente relativo a inveja. Esta pessoa argumentava que a indiferença também faz parte da inveja, uma vez que uma pessoa invejosa pode ignorar os feitos daquele a quem inveja como forma de desqualificar e desvaler seus feitos, precisando, assim, invejar menos. Mas, será que isto é indiferença? Apenas como força de expressão podemos dizer que este tipo de comportamento – que é um ataque invejoso aos feitos do outro – é indiferença. A indiferença é coisa bem distinta. Aqui o que vemos é um esforço para ignorar o êxito alheio.
Este trabalho que uma pessoa precisa fazer para poder ignorar aquilo que o outro tem e que lhe causa inveja é o testemunho de que aí existe uma relação inter-humana, mesmo que marcada pelo ódio. A existência desta relação é um pré-requisito da inveja, além de o invejoso imaginar que aquilo que foi atribuído ao outro poderia muito bem ter sido atribuído a ele. O sujeito repudia que isso não seja assim. Nisto que estamos tratando não existe indiferença.
Freud foi quem nos ensinou, em 1912, num escrito sobre o narcisismo, que o oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença. O amor e o ódio são as duas faces da mesma moeda de todo relacionamento humano. Nas relações verdadeiras e profundas existirão sempre porções de amor e de ódio em coexistência, como parte do domínio amoroso.
A indiferença não é amornem ódio, a indiferença é a impossibilidade de representar o outro como semelhante, é ignorá-lo por inteiro a ponto de não reconhecer nele nenhuma faceta de humanidade e não conferir-lhe nenhuma das necessidades e afetos próprios de um ser humano. O outro é uma coisa e pode ser tratado deste modo em razão disto. Vemos a indiferença em situações de extrema crueldade, como num sequestro, no terrorismo, na tortura, ou em regimes políticos totalitários como o nazismo, por exemplo, onde um povo inteiro correu o risco de ser exterminado depois de ter sido reduzido a uma condição sub-humana. Ignorar completamente o sofrimento, os vínculos familiares, a dor da humilhação, todos os sentimentos humanos, isto é a indiferença. Uma pessoa que anseia ignorar os feitos de outro não faz isto: o que ela faz está dentro de uma relação humana que existe e é uma manifestação do ódio no interior desta relação.

Por Francisco Carlos dos Santos Filho. ( francoisccsantosf@hotmail.com)

Comente o texto, participe!!!

2 comentários:

  1. Olá William !!

    Excelente texto ! Obrigada por compartilhar !!
    Acredito que a indiferença seja a falta total de sentimentos para com uma pessoa ou feito, simplesmente não sentimos nada. Já a inveja é um sentimento intenso que corrói o invejoso que quase sempre não consegue sequer esconder a sua frustração, tentando de alguma maneira atingir seu alvo.
    Não sei se a inveja vem acompanhada da indiferença, acredito que não, pois se fosse assim não veríamos tantas manifestações malévolas por aí na tentativa de massacrar os invejados.
    Esta é minha humilde opinião.
    Adorei o artigo !

    Um enorme abraço ! :)

    ResponderExcluir
  2. Amigo William, Metendo o Bico,
    mais uma vez quero te parabenizar pela excelente postagem que vem nos ajudar a entender um pouco dos mistérios do nosso próprio sentimento,
    valeu pelo esclarecimento da diferença de ambos,
    abçs e feliz natal

    ResponderExcluir