sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ESTAMOS NA ERA DAS MUDANÇAS



Estamos observando nos últimos tempos movimentos interessantes no que se refere às hierarquias nas empresas. Ouvimos falar em Baby Boomers, Geração X e Geração Y, e de todas elas atuantes no mesmo ambiente dentro das corporações e das mudanças que principalmente a Geração Y traz consigo explorando as novas formas de fazer trabalho.

Baby Boomers, Geração X e Geração Y
A descrição mais simples da geração Baby Boomer é aquela que compreende pessoas que nasceram nos Estados Unidos entre 1946 e 1964. Quando os Baby Boomers eram jovens, eles criaram o movimento juvenil dos anos 60. Quando eles completaram 20 anos, criaram a cultura do excesso nos anos 70. Nos anos 80, eles eram os "Yuppies", encontrando seu caminho no mundo corporativo pela primeira vez. Hoje, os Boomers mais velhos estão se aproximando da casa dos 60 anos, sendo que alguns dividem o mercado de trabalho com as gerações posteriores.
Os integrantes da Geração X têm sua data de nascimento localizada, aproximadamente, entre os anos 1960 e 1980. Esta geração é formada pelos filhos da Geração Baby Boomers. Apesar de haver tentativas anteriores de se utilizar o termo Geração X, a definição que se refere à esta Geração, que teve início na década de 60 se deve a um estudo realizado por Jane Deverson. A idéia era classificar a geração de adolescentes da época, que eram considerados muito rebeldes para os padrões de então. A literatura cita comportamentos não usuais para a época, como “não acreditar tanto em Deus”, ou fazer sexo antes do casamento.
Folgados, distraídos, superficiais e insubordinados são outros adjetivos menos simpáticos para classificar os nascidos entre 1978 e 1990. Concebidos na era digital, democrática e da ruptura da família tradicional, essa garotada está acostumada a pedir e ter o que quer. Com 20 e poucos anos, esses jovens são os representantes da chamada Geração Y, um grupo que está, aos poucos, provocando uma revolução silenciosa. Sem as bandeiras e o estardalhaço das gerações dos anos 60 e 70, mas com a mesma força poderosa de mudança, eles sabem que as normas do passado não funcionam - e as novas estão inventando sozinhos.

Inovando
Entendendo um pouco do processo histórico e da formação social dentro das empresas de hoje, compreendemos que a inovação é a palavra de ordem. A Geração Y ensina aos Baby Boomers que existe a necessidade crescente da quebra de paradigmas das hierarquias, enquanto os Baby Boomers mostram as novas e ousadas gerações que muita coisa funcionou até então utilizando a palavra da ordem, dos diretores e subordinados. A Geração X por sua vez integra-se a essas duas frentes de trabalho aprendendo com ambas.
O importante é aprendermos que podemos fazer trabalho, com diferentes estilos, diferentes valores, diferentes posturas, deste que a palavra da vez seja a motivação das equipes e a forma como as mesmas irão comprometer-se na busca do resultado final.

Por Patrícia Barazetti.

Comente, participe!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo post

    Abraços,

    Fabiano
    www.portalcolina.com.br

    ResponderExcluir
  2. Interessante o seu artigo,
    é a mais pura verdade...

    ResponderExcluir
  3. Olá Willian,
    Interessante a abordagem da Patrícia Barazetti sobre essa nossa era de tantas mudanças. Ela trouxe um enfoque bem didático sobre os estilos de carreira como um todo.
    Abração...

    ResponderExcluir