segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dia de Finados, Dia do Amor: reflexão e carinho



Também conhecido como o “Dia do Amor”, o Dia de Finados é uma data importante na vida das pessoas. É uma oportunidade de expressão da saudade e, de acordo com a psicoterapeuta Erica Brandt, também uma reflexão a respeito da vida. Praticado por cristãos desde o Século II, o evento é uma oportunidade tradicional para que amigos e familiares enviem mensagens de carinho àqueles que já partiram.

O Dia de Finados é também conhecido como o Dia do Amor, pois é uma oportunidade que temos de relembrar e celebrar os bons momentos passados com a pessoa querida que não se encontre mais entre nós. Segundo a psicoterapeuta Erica Brandt, “as partidas são doloridas, tem suas etapas de luto que precisam ser respeitadas e vividas. Esta é a perda de maior sofrimento... Com o tempo a dor se transforma em lembranças e os que partiram continuam vivos em nossa memória, em nosso coração, através dos ensinamentos que nos deixaram”.

É nesse dia que prestamos homenagens e demonstramos todo o carinho que sentimos pelos que partiram e também somos convidados a refletir sobre nosso jeito de viver. “A vida das pessoas está sobrecarregada de tarefas e este dia é também uma oportunidade de refletirmos sobre a impermanência e a qualidade e valor que damos às nossas relações. É preciso aprender a valorizar a convivência, a paciência, a aceitação das diferenças, a alegria dos encontros, do lazer em família e entre amigos em vez de adoecermos em nossa rotina e/ou descobrirmos esses valores quando estamos próximos do último suspiro”, afirma a profissional.

Erica lembra que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a morte não deve ser considerada um assunto tabu, mas sim um dia de reflexão, espiritualidade, paz interior e reverência aos nossos antepassados. “É uma oportunidade de refletir sobre o significado daquela pessoa em nossa vida, qual ensinamento guardamos do período em que convivemos para podermos ser melhores com aqueles que ainda estão fazendo parte de nossa jornada evolutiva. Conforme a sua prática espiritual, silenciar a mente e orar para que a Luz e o Amor de Deus os envolvam”, agrega.


Wh comunicações.

Comente, participe!

2 comentários:

  1. Infelizmente não deveria ser assim, deveríamos pensar em nossos entes que já fizeram a passagem sempre e não ter um dia específica pra fazer isso. Mas como vocÊ mesmo disse, as pessoas não tem tempo.

    ResponderExcluir
  2. William, parabéns pela postagem. gostarei de saber mais um pouco sobre este dia aparentemente triste. Mas tudo que lembre o Amor é importante. O ser humano normalmente precisar ser orientado e ter um dia em especial que o faça parar para relembrar pessoas importantes que passaram em sua vida, transbordar a saudade em seu peito é realmente benéfico e deve ser aproveitado.
    Abraço enorme.

    ResponderExcluir