domingo, 21 de novembro de 2010

Dar e receber, você compartilha sua vida?



Uma das maiores dificuldades do ser humano está relacionada ao ato de dar e receber.
Muitas vezes achamos que não somos merecedores de algo. Quando alguém nós dá um elogio geralmente queremos nos justificar. Se dizem que nossa roupa está bonita respondemos: "bah!, esta roupa é bem velha", ou "comprei em liquidação". Fazemos isto ao invés de simplesmente falarmos um "muito obrigado (a)!".
Exemplificando outra situação: quantas vezes alguém nos oferece um presente, um simples agrado ou uma ajuda e relutamos em recebê-lo dizendo: "mas não precisava, por que você foi se incomodar" ou "não precisa, eu faço sozinho (a)", mesmo quando estamos cheios de coisas para fazer.
Não é assim que funciona? Vai dizer que você nunca esteve em um dos lados destas situações. E aí vem a pergunta: por que resistimos tanto em receber algo e também em dar algo com o coração aberto?
As pessoas, em muitas situações, dão algo a alguém pensando que no futuro irão receber alguma coisa em troca. Outras se sentem indignas de receber algo, por não se acharem merecedoras, por sentimentos de inferioridade, baixa autoestima, ou até mesmo por "representar" uma obrigação em devolver o que foi oferecido.
Quanto alguém nós dá algo e dizemos "não precisava" podemos estar roubando a imensa alegria da pessoa em oferecer um presente para nós.
As pessoas, da mesma forma que possuem dificuldade em dar e oferecer algo aos outros também têm esta dificuldade consigo mesmo, principalmente quando é preciso se desapegar de um padrão, sentimento ou pensamento. A teimosia e a inflexibilidade imperam e impedem de recebermos algo muito grandioso. Impossibilitam de recebermos uma graça curativa e de nos transformarmos.
Colocamos várias barreiras em nossas vidas que bloqueiam as energias de recebimento e doação. Achamos, muitas vezes inconscientemente, que não somos merecedores de algo e assim colocamos obstáculos que impedem a manifestação das muitas dádivas que iriam apenas nos favorecer.
O ato de dar e receber deve ser benevolente, verdadeiro, amoroso. Quando for feito desta forma o imenso vazio que pode existir em nós será preenchido.
Em vários sentidos dar e receber representam a mesma coisa, pois ambos requerem uma atitude de entrega. Além da entrega, é necessário aceitarmos o fato de que somos importantes e que merecemos tudo o que o universo tem a nos oferecer, seja uma ajuda, uma mão amiga, um elogio, amor, carinho, conforto, felicidade...
Dar e receber operam por meio de trocas dinâmicas. São apenas aspectos diferentes e ao mesmo tempo similares do fluxo de energia. No momento que o ato de dar e receber for amoroso, verdadeiro e sem expectativas também vamos permitir que a abundância do Universo circule em nossas vidas.

por Gisele Diede.

Comente aqui ou no dihitt.

3 comentários:

  1. Só sabe receber aquele que ja aprendeu a dar, e muitos estão precisando deste ensinamento nos dias atuais.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Bateu fundo rs. Mas Principe Encantado, eu sei dar, mas muita dificuldade em receber, então...

    ResponderExcluir
  3. Não tenho problemas em receber presente,conselho ou ajuda,mais devo confessar que sinto muito mais prazer em dar e ajudar.
    Gostei da sensibilidade do texto.Um abração.

    ResponderExcluir