domingo, 24 de outubro de 2010

Tristeza tem o seu valor



Vinícius de Moraes escreveu, no extraordinário “Samba da benção”, um trecho que sempre me chamou muito a atenção. Hoje em dia chama ainda mais, tendo em vista a maneira como a tristeza tem sido encarada. “É melhor ser alegre que ser triste”, diz o poeta “alegria é a melhor coisa que existe, é assim como a luz no coração. Mas para fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza, precisa um bocado de tristeza, senão não se faz um samba não”.
Impressionante! O samba, assim como a vida, não tem sentido sem alegria, sem a felicidade do balanço luminoso que o próprio ritmo nos oferece. Mas, assim como a vida, o samba não pode ser belo se não contiver uma ponta de tristeza. Sem tristeza não há profundidade, não há alcance dos sentimentos mais densos, não há aprendizado sem tristeza, sem ela não há preocupação, Não há pensamento se não houver tristeza.
A tristeza, portanto, não tem em si nada de negativa e é um dos afetos mais humanos dentre os que sofremos. A tristeza, embora andemos meio esquecidos disto, faz parte da vida. Seria bom se pudéssemos falar de tristeza sem ouvir logo um deixa disso; bom, seria que os pacientes pudessem expressar estes sentimentos sem ter que carregar consigo uma pílula para dar um rebite no seu baixo astral.
A verdade é que não existe crescimento psíquico sem tristeza e sem que, em algum momento da vida, possamos sentir dor por algo que fizemos, pelo que perdemos, pelo que deixamos de fazer, por algum mal que causamos a alguém e que precisamos restituir. Por esta via escoa grande parte do sentido da vida. Sinceramente, pessoas incapazes de se entristecer são profundamente desinteressantes, rasas e pouco capazes de produzir algo, como o belo samba que fez Vinícius.


Por Francisco Carlos dos Santos Filho (franciscocsantosf@hotmail.com)

Comente aqui ou no dihitt.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! Comigo acontece que quando a tristeza se vai, se vai também a minha inspiração e assim, abaixando a minha produtividade. Às vezes eu quero ficar triste só para ganahr inspiração e poder blogar algo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá, William!

    Apesar de reconhecer o valor de Vinícius de Moraes, um poeta realmente fantástico, discordo dessa historia de tristeza para compor grandes obras!
    Não, dor chama dor, alegria chama alegria.
    Esse negócio de "sofrer" só é engraçadinho em novela porque sabemos que no último capítulo os bonzinhos acabam bem!
    Só quem já passou por tristezas horrendas em sua vida como eu já passei (uma delas era tanta, que eu chorava, no mínimo, meia hora por dia, é quem sabe que é BEM MELHOR ESTAR ALEGRE!!!!
    Claro que há sempre lições que tiramos com a tristeza.
    Sim, aprendemos a dar mais valor às coisas, mas que isso seja sempre a menor fatia do bolo; tristeza NÃO PODE SER UMA CONSTANTE!
    Vou continuar sendo aquela pessoa da turma do "Deixa disso!" toda vez que alguém estiver desolado perto de mim.
    Serei aquela que tentará reerguer uma pessoa confessadamente "pra baixo", usando de todos os meios.
    Tristeza atrai depressão, e depressão tem sido a causa principal de muitos suicídios.
    O post é bom no snetido da reflexão.
    Parabéns por ter me chamado ao debate saudável! rs
    Um abração da Mary pra você!:)

    ResponderExcluir
  3. Vivemos em um mundo tridimensional, de carne e osso, de egoísmo e com a briga pelo poder...seria impossível não sofrer, não sentir dor, não magoar e ser magoado ... mas, os resultados destas experiencias com certeza trarão conhecimento e consequentemente evolução !!!

    ResponderExcluir