sábado, 23 de outubro de 2010

Saúde mental e violência nas escolas



Atualmente, fatos violentos fazem parte do mundo e da realidade de quase todas as pessoas. Alguns assimilam esses fatos e voltam a sua vida normalmente. No entanto, não é isso que ocorre com todos, especialmente com quem a violência atinge sistemática e frequentemente. Estas pessoas presenciam diariamente em seu ambiente atos violentos, que agem contra a sua natureza e têm influência negativa em seu desenvolvimento.
A escola inserida no mundo e neste contexto acaba sendo o palco onde a violência acontece, lugar onde a produz e a reproduz que, por vezes, inconscientemente é feita por alunos, professores, funcionários, ou até mesmo por pessoas que vem de fora dela, e vista como uma vítima desta realidade.
Também é notória a relação de troca entre o público e a mídia, principalmente a internet, que incentiva e propaga atos violentos, fazendo com que haja uma naturalização da violência neste ambiente, tendo como consequência a não percepção disso.
Nota-se que está se desenvolvendo uma cultura de violência, que se alastra e favorece todo um processo de banalização e naturalização das suas diferentes formas, principalmente a violência verbal e moral que humilha, machuca, dói mais que um tapa, deixando muitas vezes marcas profundas na estrutura do indivíduo e que são lembradas por toda vida (bulliyng).
Essa realidade preocupa muito a sociedade como um todo, pois, embora a escola tenha papel fundamental na formação de todos os indivíduos, ela constitui-se em um local onde também se adquire conhecimentos científicos e é o lócus de socialização e desenvolvimento pessoal devendo assim, ser um local de proteção para a comunidade escolar. Por isso, valeria indagar sobre de que forma a violência presente dentro do ambiente escolar e/ou a sua banalização estão interferindo sistematicamente no dia-a-dia? Qual o legado que quero deixar? Posso fazer algo para melhorar esta questão? Como posso ajudar a escola onde meu filho estuda? Tenho como cobrar das autoridades um auxílio para a escola ter mais segurança externa?

Alexandra Balke Cavassolla. (alexandrabalke@gmail.com)

Comente o texto, participe!!!

2 comentários:

  1. A violência sempre fez parte do nosso mundo e temos a tendência de achar que piora a cada século. Se piora eu não sei, mas procuro refletir sobre os motivos de tal violência, seja no mundo atual ou mais antigamente.
    Penso muito na questão mental (doenças mentais ou comportamentais) pois acho de grande importância ficarmos atentos a isto.
    Acho que existem muito motivos para tal violência... doenças mentais, alimentação, falta de limites, falta de infância adequada, abusos sexuais, violência verbal, genética etc, etc e etc.
    Cada pessoa é diferente e tem diferentes experiências de vida. Ninguem pode comparar um caso a outro. Mesmo porque, com relação as doenças mentais, a maioria dos doentes nem sabe que o são e nem a própria ciência tem respostas definitivas, principalmente sobre a mente.

    Abraços
    Balaio Variado

    ResponderExcluir
  2. De forma geral, a violência tem origem familiar. Os filhos (saudáveis mentalmente) tendem a imitar os pais (ou responsáveis). Um exemplo clássico, dentre tantos e tantos: O pai diz que o filho não use drogas, no entanto, freqüentemente “enche a cara”.

    ResponderExcluir