quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Professor, uma nobre profissão



Os professores são, antes de tudo, vencedores. Cabe a eles nossa gratidão por parte do que somos e sabemos. As linguagens do mundo se imperam nas raízes cognitivas e o conhecimento é passado de geração a geração. Do mestre ao pupilo, do professor ao aluno, do pai ao filho.
O bom mestre sabe que sua generosidade e paciência são aplicadas ao compartilhar com dedicação sua sapiência. Fazendo isso, ele acaba vencendo muitas barreiras, resistências e fraquezas da vida. Isto por não haver um incentivo maior de valorização por parte do Estado ou das entidades privadas. Mas nem por isso se justifica tolher tal nobre vocação.
Hoje em dia há certa intolerância no alunato. Antes se respeitava o professor com resquício de temor religioso. E todo temor advém de uma possível consequência futura. O aluno malfeitor de antigamente era tratado com palmatória, castigo ou ficava um tempo pensando de joelhos sobre grãos de milho. Hoje, parece haver um disparate no comportamento. Existe aluno que maltrata e desrespeita o professor e conforme a reação do mestre ainda pode ser processado por maus- tratos ou danos morais.
O verdadeiro professor semeia em solo árido, irrigando com novidades terrenos vazios dessas informações, sem medo de gastar sementes úteis no futuro. Ele é capaz de moldar cada indivíduo e pode ser responsabilizado pelo crescimento conjunto ou melhora de um mundo.
É um trabalho de formiga e organização de abelha. É um facilitador de informações, um cientista do conhecimento. Para alcançar qualquer profissão regulamentada é preciso passar por muitos professores. O bom mestre não se envaidece, pois sabe que, assim como Sócrates, nada sabe e ainda tem muito que aprender.
O bom mestre não tem todas as respostas, mas pode ser boa ferramenta de busca. Na realidade, mestre e discípulo são iguais, porém com diferentes vivências, possibilitando novos estágios. O aluno disciplinado supera o mero inteligente, pois sua limitação se esbarra na probabilidade de crescer e melhorar a cada dia.
O verdadeiro professor é um libertador. Ele cuida de seus alunos durante um certo estágio, fase em que podem alcançar outros voos para outros ninhos de conhecimentos, onde outros mestres ensinarão novas matérias até que o velho aluno se torne um novo mestre.
A dedicação do professor é visível, já que a sua tarefa não termina quando o sinal sonoro indica o fim da aula. O planejamento, o estudo e as correções são partes de sua rotina. Ensinar também é um ato de amor; doação e dedicação fazem parte desse amor que contribui diretamente para construir quem somos e quem seremos no futuro.
Nas comemorações do dia do professor, deixo minha sincera gratidão por serem parte da minha identidade. Ser professor é ter uma das mais nobres profissões.

Leonardo Teixeira é escritor. (escritorleo@gmail.com)

Comente aqui ou no dihitt.

3 comentários:

  1. Todos os professores merecem o nosso respeito e agradecimento.

    Parabéns a todos os professores pela data, e você William, pela lembrança!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  2. Tô levando o seu banner para o Dando Pitacos!

    Um abraço...

    ResponderExcluir