sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Por que as proteínas ativam o cérebro?



Os alimentos têm efeitos sobre as funções cerebrais, podendo estimulá-las ou acalmá-las. Assim, o estado de alerta, o grau de energia e a qualidade da memória podem ser determinados pela alimentação. Da mesma forma, estados como depressão, agressividade, ansiedade e letargia podem estar associados ao que se ingere.


De acordo com a médica ortomolecular, Sylvana Braga, nutrologista, reumatologista e fisiatra deficiências de certos nutrientes, mesmo que pequenas, podem favorecer a lentidão das ondas cerebrais. Os alimentos ajudam a produzir neurotransmissores cerebrais como serotonina, dopamina e norepinefrina. Alimentos portadores de triptofano produzem serotonina e os que contêm tirosina evoluem para dopamina, os quais ativam o cérebro determinando rapidez de ação.

Os carboidratos favorecem a lentidão cerebral e as proteínas estimulam a condução nervosa do cérebro. A gordura, por exemplo, também é calmante, pois demora muito a ser digerida. Já os vegetais folhosos são neutros, já que não estimulam nem deprimem o cérebro. Mas existem algumas exceções destes tipos de grupos alimentares. O carboidrato, por exemplo, age no cérebro de pacientes com TPM, depressão sazonal e ex-fumantes.
Para aumentar a vivacidade cerebral, nada melhor do que as proteínas extraídas de frutos do mar, leite desnatado, peito de peru, peixes, carnes brancas e carnes vermelhas magras. Um acréscimo de 10% de ingestão de proteína na dieta diária impede a produção de serotonina, indutor do sono.
Outra ótima fonte energizante para o cérebro é o café. A cafeína acopla-se aos receptores cerebrais substituindo a adenosina e ainda reduz a fadiga e melhora o desempenho cerebral, garantindo reações mais rápidas e melhora na concentração. Por isso, basta um cafezinho para manter o cérebro em estado de alerta. O ideal é consumir por dia até duas xícaras de café ou ingerir outros alimentos que contém cafeína, como chás, chocolates e refrigerantes.

O mineral boro, presente nas nozes, amendoim, maçãs, pêras, pêssegos, uvas e no brócolis, é um dos responsáveis por impedir o estado de depressão. Na ausência do boro surgem ondas cerebrais lentas. Quando se introduz o boro, as ondas se normalizam.

O cardápio ideal para garantir a vivacidade cerebral

Café da Manhã:
Leite desnatado
Frutas
Iogurte
Café, chá ou chocolate
Ovos mexidos

Almoço:
Atum
Frutos do Mar
Frango
Rosbife
Ovos Cozidos
Queijo Branco
Peito de Peru
Lanche:
Maçã
Pêra
Pêssego
Uva

Jantar:
Salmão
Frutas
Brócolis
Peixe grelhado

fonte: DM-PF.

COMENTE AQUI OU NO DIHITT.

3 comentários:

  1. Bem interessante e motivador!
    O problema é que, na maioria das vezes, a gente tá sempre na correria e sai comendo qualquer besteira. Mas gostei quem sabe um dia eu entro na linha e começo essa dieta perfeita!
    Meu cérebro agradece!

    ResponderExcluir
  2. Outro dia eu estava assistindo um video sobre os ancestrais do homem em que mostra a cena de um deles se alimentando do tutano da carne de um animal que tinha sido abatido durante uma caça (lógico que era uma ator representando, né? rss). O narrador do documentário disse que a proteína do tutano é muito nutritivo e faz o cérebro crescer.

    Durante o almoço num self service de um shopping, meus ouvidos doeram ao escutar uma moça, bem vestida por sinal, dizer que não gosta de salada. O prato dela só tinha salgadinhos, batatas fritas, arroz, feijão e carne. Será que ela está certa e eu estou errado?

    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais, só que em certas vezes esses tipos de alimentação não cabe em nossos orçamentos, portanto tente desenvolver algo mas barato qe funcional para que possa atender a gregos e troianos.
    Fique com Deus
    Ricardo Fontes

    ResponderExcluir