sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Por que as pessoas se casam?



As pessoas casam-se, trabalham, esforçam-se, adquirem coisas, tem filhos, porém não sabem a razão principal pela qual estão fazendo isso. ''Se perguntarmos a maioria dos casais de noivos, próximos ao casamento o porquê de se casarem, eles não encontrariam uma resposta correta e clara para nos oferecer. Costumam planejar muitos detalhes como o vestido, a festa, a viagem, os móveis, os convidados, porém jamais se perguntam 'Por que vamos nos casar? '...Tudo isso é necessário, mas ainda está muito longe do propósito central do casamento''.
A falta de um propósito claro do que é um casamento faz com que nos desviemos para objetivos equivocados e façamos dos meios um fim. ''O progresso material tem se constituído no objetivo principal de muitas famílias. Ele levanta três objetivos que tiram o casal do foco do verdadeiro propósito do casamento.
Primeiro, a grande meta é o conforto e a realização material. As pessoas gastam a vida trabalhando para alcançar o desejado, e então seguem trabalhando para manter o alcançado. Sempre estão pensando em uma nova conquista, e sacrificam tudo, até mesmo a própria família. Fazem do meio um fim.
Em segundo lugar, a gratificação pessoal e egoísta tem sido outro objetivo errado para o casamento, existem pessoas que se casam pensando apenas em si mesmas. ''O objetivo não é dar, mas receber não é servir mas ser servido''. Ou seja um relacionamento utilitarista.
Levantamos a deificação da própria família como o terceiro objetivo equivocado. ''A própria felicidade e convivência se convertem na meta mais alta da vida familiar, ainda que inconscientemente considerando Deus como um excelente meio para o bem estar da família''.
O que se observa é que a maioria das pessoas tomam a decisão de se casar com expectativas irreais, e se frustram por não entenderem o verdadeiro propósito do casamento
Vinicius é um jovem que se casou com Anne, ambos cristãos. Após alguns atendimentos percebeu-se o quanto estavam decepcionados com a escolha feita há 10 anos. Segundo Vinicius, a sua motivação foi de se casar com Anne porque ela tinha fama de ''endireitar'' a vida dos ex namorados e, agora, depois de anos, ele confessa a sua decepção. Ele está muito infeliz porque a missão que ele dera a Anne (ainda que implicitamente), ela não cumprira bem segundo ele. Anne por sua vez assustada com a revelação de Vinicius, se dá conta de que a ideia de se casar era muito boa pois Vinicius lhe prometera fazer feliz, Anne vinha de um lar em que seus pais se separaram quando ela ainda era pequena, Vinicius lhe prometera sempre estar ao seu lado, nunca lhe abandonar.
Na busca por um casamento bem sucedido, a crença de ''casamos para sermos felizes e fazer o outro feliz'' ainda é muito grande, isto devido a grande influencia que temos de varias lentes. Quando passamos a enxergar o casamento através das lentes da mídia, das fábulas, cultura ou de modelos que muitas vezes não são referenciais de um casamento que cumpra o seu propósito, surgem as distorções, crenças que vão norteando todo o comportamento do casal.
As próprias mensagens de lideres e conselheiros frequentemente delegam aos futuros cônjuges ''Façam um ao outro feliz''.
Uma das alertas que se faz aos noivos é que: Casamento não é remédio que leva à felicidade, cura de solidão ou soluções para problemas! Se casamento fosse remédio para solidão, não haveria casado solitário.
Quando o casal casa com esta expectativa, geralmente surge o desconforto, mais adiante: cresce uma sensação de insatisfação, devido achar que o outro é responsável por sua felicidade, sendo a fonte de sua satisfação.
Mais uma vez vem o reforço da necessidade de um trabalho preventivo, pois na escolha do cônjuge, quanto mais uma pessoa entender que não é o casamento que garante harmonia e felicidade constante, menos expectativas irreais ela terá em relação ao casamento.
O curso de noivos que geralmete são ministrados, deve ter como objetivo conversar sobre o que é casar, desmistificando muitas crenças, e alertando que cada futuro cônjuge não deve esperar que o outro seja responsável por sua felicidade. Esta felicidade deve ser fruto de uma realização pessoal em Deus que agora irá se fortalecer enquanto casal.
Muitas pessoas entram no casamento para ser feliz, isso é um erro, A razão principal de um casamento não é de ser feliz a razão principal é de um casamento é amar, disponibilizando e compartilhando suas satisfações.
Pessoas que são criadas em ambientes hostil, geralmente não tem um referencial de um relacionamento que cumpra este propósito.
A razão do casamento não é ser feliz, a razão do casamento é manter vivo neste mundo um ambiente onde a imagem de Deus pode ser revelado.
O casamento não tem um fim em si mesmo, mas tem um fim muito mais nobre que é o de também glorificar a Deus, fazer um Deus invisível aparecer visivelmente no seu lar. E quando um casal entende este desafio conectam a fonte das fontes e como resultado desta conexão conseguem colocar a disposição de outros seus exemplos.
Além do mais, quando um casal se propõe a refletir a imagem de Deus e glorificá-lo, reproduzem filhos com um embasamento de humanidade, sabedoria e convívio social.

Por Leonora Temple de Almeida Ciribelli.

Se desejar comentar use o blog ou o dihitt.

Um comentário:

  1. convivio?
    fazer o outro feliz?
    meta de conforto?
    kkkkkkkkkk iiiiiii existe vida apos o casamento
    acho q nem todos estão preparados a dividir as escovas

    bjim guri

    ResponderExcluir